21.6 C
Uberlândia
sexta-feira, abril 26, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosGrãosIrrigação por gotejamento é sinônimo de lucro em cana

Irrigação por gotejamento é sinônimo de lucro em cana

Irrigação por gotejamento em cana - Crédito Netafim
Irrigação por gotejamento em cana – Crédito Netafim

Em tempos de crise hídrica não se fala em outra coisa a não ser economia de água. Se levarmos em consideração a porcentagem de água destinada ao cultivo de alimentos, os produtores acabam se tornando “grandes vilões“ deste cenário, pois cerca de 72% da água no Brasil é utilizada para irrigação.

Por esse motivo, diversas culturas estão provando que é possível produzir mais com menos consumo de água, como é o caso da Usina de Santa Fé, em Nova Europa (SP).

Este período de crise fez com que as fazendas produtoras desta usina buscassem por tecnologias que economizassem água, para reduzir o custo de produção e o desperdício deste elemento fundamental.

Alternativa

Uma das alternativas encontradas por eles foi o sistema de irrigação por gotejamento. O sistema conhecido por “gota a gota“ é responsável por dosar a água e o fertilizante na medida certa para a cultura, fazendo com que o bulbo de umidade permaneça ao redor das raízes da planta por mais tempo.

É a técnica da fertirrigação encontrada nos sistemas da Netafim, empresa pioneira e líder mundial em soluções de irrigação por gotejamento, que é responsável pelo expressivo aumento da produtividade.

“Além da quantidade de água na medida certa, as gotas levam os nutrientes diretamente até a raiz da planta, e isso faz com que ela se desenvolva melhor e mais rápido que as demais, aumentando expressivamente a produtividade“, explica Daniel Pedroso, coordenador agronômico da Netafim.

 O sistema foi implantado em uma das fazendas da Usina Santa Fé, numa área de 100 hectares que logo no primeiro corte deverá render um total de 205 toneladas/hectare, produtividade muito maior quando comparada a outros métodos.

Instalação

A instalação da irrigação localizada por gotejamento é relativamente fácil: o departamento agronômico da Netafim realiza um estudo edafoclimático da região onde fica estabelecida a lâmina de água e o gotejador a serem utilizados. Na sequência, os técnicos da empresa coordenam a montagem e instalação do sistema.

“O custo beneficio do sistema é positivo, principalmente porque diminui o custo da tonelada produzida e se paga até o terceiro corte após a implantação.Lembrandoque esse tipo de sistema é dimensionado para dez cortes sem que haja reforma do canavial“, afirma Pedroso.

Com o rendimento aumentando, os produtores não têm dúvidas de que a irrigação por gotejamento é sinônimo de lucro e economia. “Não plantarei uma muda sequer que não seja irrigada por essa tecnologia“, afirma Matheus Toledo, engenheiro agrícola e coordenador de plantio e preparo de solo da Usina de Santa Fé.

Essa matéria você encontra na edição de setembro da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Corteva Agriscience™ passa a ser 100% independente

A Corteva Agriscience™ completou com sucesso sua separação da holding DowDuPont, tornando-se uma empresa 100% agrícola e uma das líderes globais, que oferece soluções completas para...

Novos secadores chegam ao mercado

  Adilio Flauzino de Lacerda Filho Doutor em Energia na Agricultura, professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e consultor técnico alacerda@ufv.br A secagem é o método universal,...

Panorama da Vitivinicultura brasileira 2014

  Loiva Maria Ribeiro de Mello Pesquisadora da Embrapa Uva e Vinho loiva@cnpuv.embrapa.br Fazendo uso dos dados do IBGE, observou-se que em 2014 ocorreu aumento de 1,64% na...

Trigo: Área no Brasil Central deverá atingir novo recorde

A região central do Brasil responde pelas primeiras semeaduras com o cereal no País, iniciadas ainda no mês de fevereiro com o trigo de sequeiro e...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!