19.6 C
Uberlândia
quinta-feira, março 28, 2024
- Publicidade -
InícioEventosYara abre inscrições para Concurso Nosso Café 2019

Yara abre inscrições para Concurso Nosso Café 2019

Crédito Luize Henss

A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, abre as inscrições para a terceira edição do Concurso NossoCafé. Produtores que utilizaram o Programa Nutricional Yara na safra 2018/2019 poderão inscrever, no período de 9 a 30 de setembro, os seus melhores lotes na disputa. A ação tem como objetivo fomentar a produção de cafés de alta qualidade e reconhecer os melhores cafeicultores do País.


“Embora o volume de exportação de café esteja em crescimento, os valores globais estão atingindo mínimas históricas. Investir em técnicas e soluções inovadoras para o manejo e produção é o primeiro passo para o cultivo de cafés com alto valor agregado; e é nesse cenário que o mercado de cafés especiais vem experimentando uma rápida expansão”, afirma Kaio Dias, especialista agronômico na Yara.


A exportação de cafés especiais no Brasil subiu 21% em 2018 em relação a 2017 (6,2 milhões de sacas de 60 kg), de acordo com dados apresentados pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA). O crescimento é 50% maior do que o avanço no total de café exportado em 2018: 14% de alta (com 35,2 milhões de sacas). Para 2019, ainda de acordo com a BSCA, a previsão é de crescimento nas exportações na ordem de 10 a 15%. 


“Com o conceito O mercado pede um novo café, o concurso coloca o produtor como protagonista no processo produtivo de café. O objetivo é mostrar que é possível alcançar maior produtividade de modo sustentável e uma safra com mais valor quando se tem um cuidado maior com a lavoura, onde a adoção de nutrição adequada, em quantidades e no momento certo, e com orientação de especialistas são fundamendais”, comenta Dias.


Conheça as etapas do concurso


Os cafeicultores poderão inscrever amostras do seu café em uma das categorias: Café Cereja Descascado (Despolpado ou Desmucilado) – café processado por via úmida, que passou pela secagem em pergaminho, e Café Natural – café processado por via seca, que passou pela secagem com casca. A inscrição é isenta de taxas ou qualquer ônus ao participante, que deve arcar apenas com os custos de envio de amostras do produto.


Na primeira etapa, de 9 a 30 de setembro, o produtor deverá apresentar os documentos e a amostra (classificadas de acordo com o regulamento) em um dos pontos de coleta listados no regulamento do concurso – disponível no site www.nossocafeyara.com.br –, ou enviar diretamente ao Laboratório de Classificação e Industrialização do Café do IFSULDEMINAS, localizado no campus de Muzambinho (MG), por meio de transportadora, Correios ou pessoalmente, até as 17h de 2 de outubro. As amostras serão classificadas segundo protocolos e avaliação da Specialty Coffee Association, que considera uma série de atributos, entre eles aroma, sabor, acidez, doçura, corpo, equilíbrio, dentre outros.


Os produtores selecionados para a segunda fase da competição deverão apresentar nova amostra, de 21 a 30 de outubro, que será classificada por uma comissão julgadora, também conforme a metodologia da Specialty Coffee Association. A pontuação final de cada produto será composta pela soma dos valores alcançados por cada item.


Os vencedores serão anunciados em 21 de novembro, durante a Semana Internacional do Café, realizada em Belo Horizonte (MG). O primeiro colocado de cada uma das categorias ganhará uma viagem para a Specialty Coffee Expo 2020, em Portland (EUA), com todas as despesas pagas. Além disso, o primeiro colocado de cada uma das categorias terá seu lote adquirido pela Yara por um valor acima do praticado pelo mercado e o seu nome e dados de sua propriedade estampados nas embalagens NossoCafé que serão distribuídas globalmente pela Yara. 


Serviço 


Concurso NossoCafé 2019
Inscrições 1ª fase: 9 a 30 de setembro
Regulamento e postos de coleta: www.nossocafeyara.com.br
Laboratório de Classificação e Industrialização do Café do IFSULDEMINAS – Rodovia MG-446, km 35, Morro Preto, Zona Rural, Muzambinho, MG.CEP: 37.890-000

Sobre a Yara


A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, cultiva conhecimento para alimentar o mundo e proteger o planeta de forma responsável. Para concretizar esses compromissos, lidera o desenvolvimento de ferramentas agrícolas digitais destinadas à agricultura de precisão e trabalha em estreita colaboração com seus parceiros em toda a cadeia de valor de alimentos com o objetivo de desenvolver soluções sustentáveis e ser a empresa de nutrição de plantas do futuro. Fundada na Noruega, em 1905, para resolver a emergente crise de fome na Europa, a Yara está presente no mundo todo, com mais de 17 mil colaboradores e operações em mais de 60 países. Em 2018, registrou uma receita de US$ 12,9 bilhões.

No Brasil, a Yara contribui para desenvolver a agricultura nacional, contemplando em suas soluções nutricionais todos os solos e culturas. A empresa também fornece soluções industriais para a redução de poluentes, melhorando a qualidade do ar das cidades. Presente no País desde a década de 1970, a empresa possui operações industriais, de mistura e distribuição nos principais polos agrícolas do Brasil, contando com aproximadamente 7 mil colaboradores.

ARTIGOS RELACIONADOS

Mais proteção dos frutos da banana com ensacamento

Ana Carolina Batista Bolfarini Engenheira agrônomae doutora em Agronomia/Horticultura anacarolinabolfarini@hotmail.com Para atender as exigências do mercado externo e o novo perfil doconsumidor brasileiro, necessita-se produzirbananas com alto...

Fosfito previne fungos de solo na cebola

  Wesley Devair Bittencourt Machini Engenheiro agrônomo - AgroBR Consultoria Agrícola " DF wdevair@hotmail.com Os fosfitos foram introduzidos no mercado de fertilizantes na década de 70. E vieram...

O fósforo otimização do sistema radicular do feijoeiro

AutorMarco Túlio Gonçalves de Paula Engenheiro agrônomo e mestrando em Qualidade Ambiental – Universidade Federal de Uberlândia (UFU) mtulio.agro@gmail.com Dentre os macronutrientes essenciais para...

Novo método de avaliação do solo

A Embrapa desenvolveu um método diagnóstico para avaliar o impacto do uso de tecnologias na fertilidade do solo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!