Artigos técnicosGrãos

Tecnologias para aumentar a produção de trigo no Cerrado

I OFICINA DE PROCESSAMENTO DE DADOS PARA AGRICULTURA DE PRECISÃO

Uma vitrine para o cultivo de trigo no Cerrado. Tecnologias adaptadas ao clima e com alto potencial de produtividade foram apresentadas em Uberaba (MG)

Crédito: Biotrigo

A área disponível para produzir trigo no Cerrado é vasta e a demanda pela indústria também. Em Minas Gerais, nesta safra foram semeados cerca de 83,5 mil ha. Segundo a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA-MG), a área cresceu 27 vezes no período entre 1997 e 2017 no Estado, havendo projeção para a semeadura de 232 mil ha de trigo em 2027. A produção nestas duas décadas passou de 14 mil toneladas para 225 mil toneladas.

Este mercado promissor foi tema do 3º Encontro de Trigo, no dia 12 de julho, na fazenda Irmãos Bola, em São Basílio, Uberaba (MG). O evento foi realizado pela Biotrigo Genética, Coopadap – Cooperativa Agropecuária do Alto Paranaíba e pela revendedora Sólida. Participaram cerca de 100 pessoas, entre produtores de trigo da região, agrônomos, recomendantes e moinhos.

A Biotrigo apresentou a cultivar TBIO Aton, com elevado potencial produtivo, excelente qualidade de panificação, maior resistência à brusone na espiga e com significativo diferencial nas folhas, quando comparado às testemunhas locais. Também foram temas do encontro os avanços das pesquisas, tecnologias adaptadas para o Cerrado e como a cadeia tritícola enfrentou os problemas causados pelo complexo de doenças instalado nas lavouras de trigo nesta safra.

Vantagens do trigo

Este é um conteúdo restrito para assinantes.
Se você é um usuário registrado, por favor, entre no site.

Login de Usuários
   
Etiquetas
Mostrar mais