Artigos técnicosGrãos

Manejo integrado de solos é a nova revolução verde

I OFICINA DE PROCESSAMENTO DE DADOS PARA AGRICULTURA DE PRECISÃO

Autores

Ricardo Bemfica Steffen
Doutor em Ciência do Solo e pós-doutor em Manejo Biodinâmico do Solo
agronomors@gmail.com
Gerusa Pauli Kist Steffen
Doutora em Ciência do Solo e pesquisadora do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA) da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (SEAPDR)
Artur Fernando Poffo Costa
Engenheiro agrônomo
Crédito: Shutterstock

O rendimento das culturas está diretamente relacionado aos fatores planta, clima e solo que, de forma integrada, definem os potenciais de cada cultura em determinado local. Estes fatores devem ser observados, estudados e trabalhados eficientemente, visando à redução das condições que influenciam, de forma negativa, o desenvolvimento das culturas.

Sobre o fator planta, os itens a serem conhecidos e manejados são: acompanhamento do estado nutricional, capacidade de absorção, translocação e assimilação de nutrientes, rusticidade, adaptabilidade e plasticidade, relação fonte-dreno, competição, pragas e doenças, potencial genético, arquitetura foliar, poder de sucção radicular e alelopatias.

Sobre o fator clima, os itens a serem conhecidos e manejados são: temperatura, balanço de energia, albedo, amplitude térmica, CO2 atmosférico, balanço hídrico, evapotranspiração, pressão atmosférica, umidade relativa e velocidade do vento.

Este é um conteúdo restrito para assinantes.
Se você é um usuário registrado, por favor, entre no site.

Login de Usuários
   
Etiquetas
Mostrar mais