Artigos técnicosFlorestas

Fórum Nacional sobre Carvão e Biomassa e III Seminário de Energia da Biomassa Florestal

II Simpósio: Caminhos para Alta Produtividade de Soja
Crédito Shutterstock

De 15 a 16 de maio, a capital mineira Belo Horizonte receberá um dos mais expressivos eventos da área florestal – Fórum Nacional sobre Carvão e Biomassa e III Seminário de Energia da Biomassa Florestal.

Panorama

A utilização dos biocombustíveis tem sido acompanhada de discussões sobre a sustentabilidade e a viabilidade financeira das cadeias produtivas. Esta tendência decorre da necessidade de reduzir os custos com energia e diminuir as emissões de gases nocivos ao meio ambiente, em detrimento a redução do consumo de combustíveis não renováveis.

No Brasil, aproximadamente 25,9% do consumo doméstico bruto de energia é derivado de produtos da biomassa florestal (lenha e carvão), além de um consumo de 24,8% pelo setor agropecuário e 12,8% pelo setor industrial. Além disso, segundo a ANEEL (2014), a biomassa representa 30% dos empreendimentos de cogeração em operação no País.

No setor de florestas plantadas existe um grande potencial de geração de energia não só de resíduos de madeira, mas também de florestas plantadas dedicadas à geração de energia. Considerando a utilização mais eficiente de parte dos 170 milhões de hectares de pastagens extensivas e subutilizadas no Brasil, mais de 130 GW – mais do que toda a capacidade elétrica instalada no Brasil – poderiam ser provenientes de florestas plantadas de forma sustentável, colocando o Brasil em destaque na geração de energia térmica e elétrica.

Público de interesse

;Empresários do setor florestal;

;Profissionais da área de biomassa e energia;

;Professores e pesquisadores de órgãos públicos;

;Profissionais do setor de produtos, insumos e equipamentos do setor;

;Estudantes de graduação e pós-graduação em ciências agrárias.

Objetivo

;Discutir os principais desafios e obstáculos para produção de carvão vegetal;

;Estimular a aplicação de novas tecnologias como fontes alternativas de energia da biomassa florestal;

;Possibilitar a troca de experiência entre pesquisadores, profissionais e estudantes de pós-graduação.

Programação

Dia 15/05

Horário Atividade
07h Credenciamento e inscrição
08h Solenidade de abertura Composição: Angélica de Cássia, Sebastião Renato Valverde, Gleison Santos, Saenandoah Dutra, Leonardo Chagas
Painel 1 – Moderador Sebastião Renato Valverde / UFV
09h Mercado brasileiro de biomassa florestal Palestrante: Rômulo Sousa Lisboa (STCP)
09h30 Produção de ferro gusa e aço a carvão vegetal: Perspectiva nacional             e              internacional – Palestrante: Fausto Varela (Sindifer)
10h30 Espaço Empresarial
10h45 Mercado global de pellets Palestrante: Celso Oliveira (Associação Brasileira das Indústrias de Biomassa e Energia Renovável)
11h15 Deliberação Normativa 227 – Emissões atmosféricas dos fornos de produção de carvão vegetal – Implicações diretas e indiretas na  produção  de   carvão   vegetal   em MG – Palestrante: Adriana Maugeri (Associação Mineira da Indústria Florestal)
Painel 2 – Moderador Paulo F. Trugilho / UFLA
14h Aspectos importantes do melhoramento florestal para produção de carvão vegetal – Palestrante: Gleison Augusto dos Santos (UFV)
14h30 Estratégica produção de carvão vegetal de acordo com o porte do negócio – Palestrante: Augusto R. Valência (Biomtec)
15h Tecnologia de monitoramento e automação de fornos de produção de carvão       vegetal – Palestrante: Luís Paulo Tolentino (Coltech)
16h Espaço Empresarial
16h15 Resfriamento externo do carvão vegetal produzido em fornos de alvenaria – Palestrante: Arthur Queiroz Lana (ESALq/USP)
16h45 Avaliação técnica e econômica de tijolos/tijolão de encaixe para construção de fornos de carvão – Palestrante: Wellington Almeida (Plantar Siderúrgica)
17h15 Avaliação da eficiência das cadeias de produção de carvão vegetal – Palestrante: Túlio Jardim Raad (Carboraad)
17h45 Debates Painel 2

Dia 16/05

Horário Atividade
Painel 3 – Moderador Márcio Aredes Martins / UFV
08h30 Qualidade do carvão vegetal de clones de eucalipto na produção de silício Palestrante: Diego Correa Ramos (Grupo RB)
09h Revestimentos refratários para fornos, dutos e fornalhas – Palestrante: Cristiano Justin (Refragum)
09h30 Espaço Empresarial
10h30 Oportunidade e mercado dos produtos condensáveis da pirólise da madeira – Palestrante: Adriana Vilela (Rima Industrial)
11h Estado da arte da queima dos gases da carbonização no Brasil: Situação atual e perspectivas – Palestrante: Roosevelt Almado (ArcelorMittal Biofloresta)
11h30 Utilização dos gases combustos do queimador de gases para secagem da madeira – Palestrante: Humberto Fuller (DEF/UFV)
12h Debates Painel 3
Painel 4 – José Dilcio Rocha / Embrapa Territorial
14h Geração de calor e eletricidade a partir da gaseificação de biomassa Palestrante: Electo Eduardo Silva Lora
14h30 Inovações tecnológicas da produção de carvão vegetal: Desafios e Perspectivas Palestrante: Ezio V. Santos (Aperam Bioenergia)
15h Tecnologia de produção de carvão vegetal em fornos metálicos Palestrante: Sidney Pessoa (DPC)
16h Espaço Empresarial
16h30 Tecnologia de carbonização continua – Carboval Palestrante: Fernando Latorre (Vallourec)
17h Política de Meio Ambiente de MG para a cadeia produtiva de carvão vegetal: Erros e acertos – Palestrante: João Paulo Mello Rodrigues Sarmento (SBEF)
17h45 Mesa redonda: Pesquisadores, consultores, industriais, produtores e governo – Tema – Futuro da siderurgia a carvão vegetal? Pontos a serem discutidos: Aspectos técnicos, políticas públicas, fontes de financiamento para o setor de carvão vegetal; incentivos, principais gargalos e perspectivas, dentre outros. Consultor do Projeto Siderurgia Sustentável Moderadora: Angélica de Cássia Oliveira Carneiro Convidados: Sebastião Renato Valverde – SIF/UFV João Câncio de Andrade – Asiflor José Otavio Brito – IPEF Representante do projeto siderurgia sustentável – MDIC/MCTIC/MM Nestor       Claret – Plantar Siderúrgica Adriana Maugeri – Associação Mineira da Indústria Florestal Fausto Varela Cançado – Sindifer João Paulo Sarmento – SBEF Rosimeire Cavalcante dos Santos – UFRN
19h às 22h Coquetel de encerramento
Etiquetas
Mostrar mais