Eventos

Fórum de Espécies Nativas em Campinas

I OFICINA DE PROCESSAMENTO DE DADOS PARA AGRICULTURA DE PRECISÃO

Evento gratuito será realizado no dia 19 pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo realizará, no próximo dia 19, a partir das 9h, o “Fórum Espécies Nativas”, no auditório do Instituto Agronômico (IAC), em Campinas.
O evento é gratuito e destinado aos técnicos e pesquisadores das Secretarias de Agricultura e Abastecimento e de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), bem como aos profissionais que estão desenvolvendo novas tecnologias para os Sistemas Agroflorestais Integrados.

A programação incluirá a apresentação de cases de sucesso, como o Projeto Verena – de Valorização Econômica do Reflorestamento com Espécies Nativas, modelos de restauração e pagamento por serviços ambientais (PSA) e estudo de caso do Polo Florestal do Vale do Paraíba, iniciativa que transforma florestas nativas em oportunidade econômica e ecológica para produtores rurais.

Programação

9h – Recepção e Abertura
Palestrante: Edwin Montenegro, Assessor do Gabinete da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

9h30 – Projeto VERENA
Palestrante: Alan Batista, Engenheiro Florestal pela ESALQ/USP, com mestrado em economia florestal pelas Universidades do Leste da Finlândia e de Freiburg na Alemanha. Atuou na associação das indústrias de base florestal – Ibá (indústria brasileira de árvores), atualmente é especialista em investimentos no WRI Brasil. Alan é um CFA charterholder.

10h – Modelos de Restauração e PSA
Palestrante: Marina Campos, Graduada em Ciências Biológicas (licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, especialista em Gestão Ambiental pela ESALQ/USP e mestre em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente pelo Instituto de Botânica de São Paulo.

10h30 – Estudo de Caso Polo VPS
Palestrante: Linda Murusawa, Graduada em computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), pós-graduada em Administração pelo Instituto Mauá de Tecnologia, Planejamento Estratégico no Insper e Liderança de Sustentabilidade – Universidade de Cambridge. Com 17 anos de atuação em negócios sustentáveis, foi Head de Sustentabilidade no Santander (2013-2017) e diretora da Comissão de Sustentabilidade da Febraban (2010-2017). Atual sócia diretora da Fractal Assessoria e Desenvolvimento de Negócios.

11h – Rodada de Perguntas
11h30 – Encerramento
Serviço: Fórum Espécies Nativas

Data: 19/09/2019 (quinta-feira), das 9h às 11h30
Local: Instituto Agronômico (IAC) – Av. Barão de Itapura, 1481 – Botafogo, Campinas – SP
Inscrições: (11) 5067.0320 ou no e-mail luzia.lopes@codeagro.sp.gov.br.

Etiquetas
Mostrar mais