Artigos técnicosHortifrúti

Experiência gastronômica sem igual

II Simpósio: Caminhos para Alta Produtividade de Soja
Acqua Hidroponia

Lidiane dos Santos da Silva é proprietária da Acqua Hidroponia, em Viamão (RS), onde produz 2,0 ha, ou 15 mil caixas por mês = 180 mil unidades comercializadas mensalmente. Ela conta que os produtos da Acqua são comercializados por uma grande e conceituada rede de supermercados, além de ótimas lojas de bairro e chefs de restaurantes de expressão na capital gaúcha. “Assim sendo, nossos produtos têm um bom valor agregado, visto a sua qualidade e 100% de aproveitamento. Garantimos uma experiência gastronômica incrível e saudável com nossos produtos e seu preço mais elevado reflete esta realidade”, pontua.

Entre as variedades de hortaliças especiais plantadas estão 22 opções para atender sempre com excelência seus clientes, como cinco tipos de baby alface Salanova e as mini folhas de alface, rúcula, radicchio e agrião, além dos temperos hidropônicos disponibilizados tanto em brotos quanto em maços.

A produção acontece 365 dias por ano e, por se tratarem de cultivo protegido, os produtos mantêm sua qualidade, sabor e textura, além de terem valor constante o ano inteiro. “Plantar e colher hortaliças gourmet oportuniza o cliente a degustar uma planta jovem, com alto valor nutricional, um número até três vezes maior de folhas, além de atingir um paladar com mais textura e sabor. As hortaliças babies atraem um público ‘antenado’ a uma alimentação mais saudável, valorizando o seu prato com visual e sabor mais atraentes do que as hortaliças normais”, declara Lidiane.

Para o produtor também antenado, é uma forma de valorização do advento do bem comer, de uma alimentação com qualidade superior, atendendo vários quesitos, como aparência, uniformidade, sabor, maciez, cor, aroma, crocância, formato e tamanho, e o  mais importante – a segurança alimentar.

Porteira adentro

O manejo de produção das hortaliças gourmets é exatamente igual ao de outros cultivos, em se tratando da hidroponia, que abrange todas as culturas. “Talvez a diferença esteja na qualidade e escolha das sementes de cada cultivar”, esclarece a produtora, que, por ter optado pelo sistema, conduz as plantas sem a utilização de defensivos, com uma boa seleção de sementes resistentes a doenças e pragas e uma nutrição assistida, com a planta recebendo todos os nutrientes de forma equilibrada.

Desta forma, ela garante que há uma substancial redução de aplicação de defensivos, e quando necessário alguma intervenção por fatores limitantes, esta é realizada de forma muito consciente e dentro das normativas, com receituário agronômico.

Lidiane afirma ainda que plantas em equilíbrio nutricional e saudáveis são pouco atrativas aos insetos. “O olhar da equipe no momento da colheita para qualquer inconformidade com a planta ajuda bastante no controle da horta. Trabalhamos com bons profissionais, montando e mantendo uma boa equipe, responsável e engajada, além de apostar na saúde e profissionalismo do meio rural, que hoje deixou de ser roça para se tornar ‘empresa’. A Acqua Hidroponia cuida dos cuidadores de sua horta”, finaliza.

Etiquetas
Mostrar mais