Artigos técnicosHortifrúti

Cultivo sob telas antigranizo das maçãs

Congresso Brasileiro do Algodão

Autores

Fernando José Hawerroth
Pesquisador em Manejo e Fisiologia de Frutíferas – Estação Experimental de Fruticultura de Clima Temperado, Embrapa Uva e Vinho
fernando.hawerroth@embrapa.br
Gilmar Ribeiro Nachtigall
Pesquisador em Nutrição de Plantas – Estação Experimental de Fruticultura de Clima Temperado, Embrapa Uva e Vinho

Fotos: Fernando José Hawerroth

A região sul do Brasil, apesar de ter importantes características climáticas para a produção de frutíferas de clima temperado, como a macieira, apresenta a ocorrência de precipitações de granizo com certa frequência, a qual implica em prejuízos significativos ao setor frutícola.

De acordo com Martins et al. (2017), o Sul do Brasil é a região com maior número de eventos destrutivos do País vistas por satélite, apresentando uma frequência de ocorrência de granizo muito superior ao observado em outros Estados brasileiros.

A ocorrência de precipitações de granizo causa danos imediatos à produção, além de danos que podem ter reflexos negativos por alguns ciclos produtivos. Em macieira, se o fruto for atingido por granizo logo após a floração, as frutas ficam deformadas, depreciando sua qualidade.

Em frutos maiores, os danos por granizo resultam em lesões que favorecem a entrada de patógenos, impossibilitando, muitas vezes, sua comercialização. Quando em intensidade alta, o granizo pode comprometer produções futuras devido ao dano causado nos ramos e nas folhas das plantas, além de favorecer o desenvolvimento de doenças.

Solução

A frequência de ocorrência de granizo no Sul do Brasil é maior do que em outros Estados. Os riscos inerentes à ocorrência desse evento climático são grandes, repercutindo em prejuízos à produção e qualidade de frutos, além de aumentar os problemas de ordem fitossanitária em virtude das lesões ocasionadas em frutos, folhas e caule. A solução é o sistema de produção de macieiras sob tela antigranizo, mas que demanda manejo diferenciado, uma vez que as condições de microclima, sombreamento, crescimento e desenvolvimento das plantas são diferentes do manejo utilizado em plantas conduzidas sob céu aberto.

Demanda crescente

Este é um conteúdo restrito para assinantes.
Se você é um usuário registrado, por favor, entre no site.

Login de Usuários
   
Etiquetas
Mostrar mais