Artigos técnicosHortifrúti

Controle eficiente de pectobacterium em alface com Mulching

I OFICINA DE PROCESSAMENTO DE DADOS PARA AGRICULTURA DE PRECISÃO

Autores

Samara Moreira Perissato
samaraperissato@gmail.com
Leandro Bianchi
leandro_bianchii@hotmail.com
Engenheiros agrônomos, mestres em Produção Vegetal e doutorandos em Agronomia – UNESP/FCA
Roque de Carvalho Dias
roquediasagro@gmail.com
Vitor Muller Anunciato 
vitor.muller@gmail.com
Engenheiros agrônomos, mestres em Proteção de Plantas e doutorandos em Agronomia – UNESP/FCA
Ronaldo Machado Junior
Engenheiro agrônomo, mestre em Fitotecnia e doutorando em Genética e Melhoramento – Universidade Federal de Viçosa (UFV)
ronaldo.juniior@ufv.br

Fotos: Nelson Iida

A podridão-mole (Pectobacterium spp.), uma doença causada por bactéria em alface, pode ocorrer tanto no campo como após a colheita. O principal sintoma inicial é caracterizado pela murcha das folhas mais externas, podendo ser agravada em estádios mais avançados, levando à necrose e morte da planta inteira.

As condições ideais para o desenvolvimento da doença estão associadas à temperatura (30°C) e umidade elevada. A bactéria não é transmitida por sementes, contudo, pode sobreviver em solo, principalmente em restos culturais e em plantas daninhas hospedeiras.

Tendo em vista todos esses aspectos favoráveis ao desenvolvimento e permanência da doença em solos, a técnica do mulching, que consiste na utilização do solo com algum tipo de cobertura vegetal ou artificial (mais comum), tem sido relatada por otimizar o controle da doença.

Essa alternativa proporciona uma diminuição da perda de água por evaporação, mantém a umidade do solo, reduz a perda de nutrientes por volatilização (para o ar) e lixiviação (pela água), diminui a compactação, pelo menor contato da gota da água diretamente com o solo, leva maior inibição de germinação e desenvolvimento de plantas daninhas, melhor qualidade das folhas, pelo menor contato com o solo, e uma redução de incidência de pragas e doenças.

Benefícios para a alface

O mulching é um tipo de manejo agrícola que consiste na formação de uma barreira física, protegendo muito o cultivo de hortaliças. Dentre as vantagens de sua utilização, cita-se:

Este é um conteúdo restrito para assinantes.
Se você é um usuário registrado, por favor, entre no site.

Login de Usuários
   
Etiquetas
Mostrar mais