Artigos técnicosHortifrúti

Como garantir uma boa produtividade das cenouras?

Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras
Fotos: Cláudio Ottoni

Cláudio Carvalho Ottoni é produtor de cenouras na fazenda São Pedro, localizada na cidade de Uberaba (MG), onde ele produz uma média de duas mil caixas de cenoura por hectare ao ano. Segundo ele, no inverno são indicadas as variedades Maestro e Soprano, enquanto no verão a mais utilizada é a Verano. As variedades utilizadas pelo produtor são da Vilmorin (empresa de sementes).

Além de uma boa semente e a variedade correta para cada época do ano, é necessário ter um manejo adequado. “Para garantir uma boa produtividade é necessário fazer uma boa rotação de culturas, porque é o solo que garante a segurança de preparo e qualidade em relação aos nematoides. Então, é importante cuidar muito bem da terra”, expõe Cláudio.

Sementes peletizadas

“As sementes peletizadas, como a Verano, que eu mais trabalho, garantem uma qualidade de plantio superior, mas para isso é necessário ter um cuidado específico. Não adianta ter uma ótima semente, perfeita em germinação, se não for feita a regulagem do equipamento de plantio. Então compensa gastar um pouco mais de tempo para alcançar qualidade inicial do plantio, que é o berço para uma planta nova, e com isso ter um futuro de qualidade, de melhor descarte, então é muito importante a qualidade, além da semente, da semeadura”, explica Cláudio.

Os benefícios

Este é um conteúdo restrito para assinantes.
Se você é um usuário registrado, por favor, entre no site.

Login de Usuários
   
Etiquetas
Mostrar mais