24.6 C
Uberlândia
quinta-feira, abril 18, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosGrãosAdjuvantes - O plus na eficiência da pulverização

Adjuvantes – O plus na eficiência da pulverização

Autor

Leandro Pereira dos Santos
Graduando em Engenharia Agronômica e coordenador de Gestão de Pessoas do G-FERT – Grupo de Apoio à Pesquisa e Extensão em Fertilidade do Solo – Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ)
gfert@ufsj.edu.br
Crédito Case IH

Existem várias classes de adjuvantes, e cada uma pode ter uma recomendação específica, conforme a necessidade e característica da aplicação. Desta forma, há várias formas de os adjuvantes melhorarem a qualidade da aplicação.

Teoria x prática

Na prática, nem sempre o produtor dispõe de uma fonte de água que apresente todas as características recomendadas para o preparo da calda de pulverização. Porém, sabe-se que a qualidade da água, principalmente no que se refere ao teor de sais, e o pH, influenciam na eficiência e na qualidade da pulverização do produto, seja ele fungicida, inseticida ou herbicida.

O pH da água pode alterar negativamente as características físico-químicas, imobilizando os princípios ativos dos produtos e reduzindo seu poder de ação nas plantas.

Recomendações

Com a análise da qualidade da água é possível identificação da faixa de pH e a dureza da fonte de água da propriedade. A dureza da água é um indicador da concentração de carbonatos, bicarbonatos, cloretos e sulfatos presentes na água, que, por sua vez, em altos níveis pode interferir na a eficiência dos produtos químicos, principalmente nos herbicidas.

Com isso, o produtor, ao preparar a calda de pulverização, deve observar no rótulo do produto o nível de pH e dureza da água indicado para aquele produto.

Adjuvantes como solução

Os adjuvantes são soluções tecnológicas capazes de corrigir e reduzir os efeitos negativos do pH e da dureza da água, além de melhorar a compatibilidade das misturas, modificar as propriedades de superfície dos líquidos (reduzindo a deriva ou expandindo e espalhando as gotas que atingem o alvo), e ainda são capazes de melhorar a absorção do ativo, devido à sua ação direta sobre a cutícula.

Desse modo, os adjuvantes são ferramentas importantes para se obter o máximo de eficiência agronômica dos defensivos agrícolas.

Fique atento à compatibilidade

Outro importante fator que influencia diretamente a eficiência de aplicação é a compatibilidade de produtos – ao realizar a mistura de tanque, muito vezes os produtores mesclam produtos que não apresentam compatibilidade física, resultando em eventos com precipitação, separação e floculação da calda de aplicação, que culminam na baixa eficácia e obstrução de filtros e pontas de pulverização (Queiroz; Martins; Cunha, 2012).

Os adjuvantes nada mais são do que substâncias ou compostos sem propriedade fitossanitária, que são misturados à calda de pulverização a fim de elevar a eficácia ou modificar determinadas propriedades da solução, visando facilitar a aplicação ou minimizar possíveis problemas – significa um ingrediente que melhora as propriedades físicas de uma mistura.

Estes adjuvantes podem desempenhar várias funções distintas (Kissmann, 1997).

Cuidados no manejo

A utilização de adjuvantes agrícolas, apesar de não precisar de receituário agronômico, deve contar com o acompanhamento de um engenheiro agrônomo, dado que esse profissional é capacitado para interpretar as informações contidas na análise química da água e nos rótulos dos produtos, bem como instruir sobre a compatibilidade de produtos, definir doses e modos de aplicação, ou seja, realizar o  correto emprego da tecnologia de aplicação, respeitando as particularidades de cada produtor e dos sistemas agrícolas de produção.

OLHO

“Os adjuvantes são capazes de melhorar a absorção do ativo, devido à sua ação direta sobre a cutícula”

ARTIGOS RELACIONADOS

O fosfito e sua relação com a produtividade do pimentão

  Gabriel Ferraresi Hidalgo LouyneVarini Santos dos Anjos Graduandos em Engenharia Agronômica na Unesp/FCAT Pâmela Gomes Nakada Freitas Engenheiraagrônoma e professora da Unesp/FCAT pamelanakada@dracena.unesp.br O pimentão (Capsicumannuum L.) é muito...

Lonza – Produtos especiais para lavouras mais produtivas

A Lonza participa da Hortitec desde 2013. “A feira é muito importante para nós, pois nos oferece a oportunidade de receber visitas de clientes e parceiros do Brasil inteiro, tanto para nosso segmento B2B como B2C. Com isso, podemos estreitar o relacionamento, e entender as necessidades do mercado”, considera Leandro Scaranello, assessor de marketing e Vendas da empresa.

Propagação de mudas do abacateiro

Givago Coutinho Doutor em Fruticultura e professor efetivo do Centro Universitário de Goiatuba (UniCerrado) givago_agro@hotmail.com O abacateiro (Persea americana Mill.) é originário da América e seu centro...

Milho safrinha: Cresce em área plantada e produtividade

Autores Felipe Augusto Moretti Ferreira Pinto Engenheiro agrônomo, doutor em Fitopatologia e pesquisador da Epagri/Estação Experimental de São Joaquim felipemoretti113@hotmail.com Henrique Novaes Medeiros...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!