Uso eficiente de fertilizantes organominerais e bioestimulantes foliares

Crédito Shutterstock

Crédito Shutterstock

Os fertilizantes organominerais, aplicados via foliar, aumentam o estímulo da floração e os bioestimulantes promovem a retenção da florada e frutos. Portanto, contribuem para aumento da produtividade

Estão cada vez mais evidentes e comprovados os benefícios das aplicações foliares de produtos organominerais e ou bioestimulantes nas culturas da soja, milho, feijão, café, arroz, etc…

Amaury Diniz, diretor de pesquisa, desenvolvimento e marketing da Apex, explica que os efeitos do uso de tais produtos isoladamente ou associados promovem efeitos diretos na produtividade, com aumentos expressivos, ou seja, mostrando constantemente uma relação custo/benefício altamente positiva.

Enquanto os nutrientes organominerais, quando aplicados via foliar, aumentam o estímulo da floração, os bioestimulantes promovem a retenção da florada e frutos. Sendo assim, o uso de organominerais e bioestimulantes isolados ou associados conseguem dar respostas significativas e diretas na produtividade.

Além de suprirem eventualmente as deficiências minerais, estes produtos, normalmente ricos em substâncias orgânicas, permitem uma assimilação mais efetiva dos nutrientes disponibilizados, como também aumentam o aproveitamento e a translocação dos mesmos dentro da planta, principalmente dos nutrientes de menor mobilidade, tais como o cálcio, o boro, entre outros.

Por outro lado, os bioestimulantes mais específicos permitem que a planta, mesmo sob condições de estresse, tais como calor, frio, excesso de radiação solar, seca, salinidade, etc., continue a se desenvolver e a produzir normalmente, como se estivesse em condições absolutamente normais, ou seja, os bioestimulantes não aumentam a produtividade, mas evitam ou minimizam as perdas.

Essa matéria você encontra na edição de setembro de 2018 da Revista Campo & Negócios Grãos. Adquira o seu exemplar.

 

Ou assine

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *