Sistema InCeresAgSystem trabalha em tempo real

Crédito Apagri

Crédito Apagri

Passar a noite processando dados é coisa do passado. Novo sistema para manejo da lavoura é voltado para usuários avançados que buscam agilidade e consistência no manejo de fertilidade e produtividade

 

Desde a introdução de novas tecnologias agrícolas no Brasil, há aproximadamente duas décadas, a produção de mapas de fertilidade continua sendo a técnica mais usada pelos produtores para aumentar a produtividade da lavoura, seja para aplicação em taxa fixa ou variada.

E diante do aumento da quantidade de informações possíveis de se coletar sobre o solo e a planta e a necessidade de se usar diversos sistemas para consolidar e analisar os dados, muitos agricultores e empresas ainda acreditam que as novas tecnologias foram feitas apenas para os grandes produtores.

Mapas de produtividade nas lavouras

Mapas de produtividade nas lavouras

Mas uma nova onda de tecnologias começa a mudar o cenário agrícola por meio da oferta de equipamentos e sistemas feitos especialmente para a realidade do solo brasileiro.  Exemplo disso é a experiência relatada pelo diretor da KLF Agro Solução, Rafael da Costa Oliveira, de Rio Claro: “é impressionante a quantidade de informações disponíveis hoje sobre uma lavoura. O uso de sistemas inteligentes, como o InCeres, trouxe muita agilidade para o nosso dia-a-dia. Economizamos de quatro a cinco horas de processamento por projeto, além de ganhar consistência nos relatórios de recomendação”.

Conheça melhor

A InCeresAgSystem é uma empresa de desenvolvimento de softwares inteligentes para manejo da agricultura, com softwares para produtores e empresas que trabalham tanto com a agricultura tradicional quanto com a agricultura de precisão. Ela acaba de lançar um novo sistema, o InCeres Pro, para gerenciamento da lavoura, que reduz o tempo de profissionais e empresas no processamento de dados, centraliza informações históricas e facilita a tomada de decisão no dia-a-dia.

Esse novo sistema reúne um extenso número de funcionalidades para manejo tradicional da lavoura e agricultura de precisão e tem na sua base conceitos complexos de dependência espacial e geoestatística para a produção de mapas de fertilidade e produtividade em tempo real.

Mapas de produtividade nas lavouras

Mapas de produtividade nas lavouras

O novo software foi criado para atender às exigências de consultorias, cooperativas e grandes empresas agrícolas que necessitam de um sistema para manejo da lavoura que permita gerenciar parte de uma área de cultivo na agricultura tradicional e parte na agricultura de precisão, com visualização total ou parcial das áreas ou fazendas.

Segundo o diretor da InCeresAgSystem, Leonardo Menegatti, o desenvolvimento dessa plataforma agrícola buscou solucionar as principais dificuldades que o mercado vinha sentindo desde a introdução das novas tecnologias de manejo no Brasil, facilitando o acesso e reduzindo a complexidade. “Desenvolvemos uma plataforma agrícola fácil de usar que está preparada para não apenas acumular todo tipo de dados de uma lavoura, mas também para garantir a robustez dos processos, da coleta de dados ao processamento e geração de recomendações. Queremos que as empresas ganhem eficiência e qualidade no manejo da lavoura, o que no final se traduz em maior rentabilidade, naturalmente”.

Mapas de produtividade nas lavouras

Mapas de produtividade nas lavouras

Benefícios

Entre as principais funcionalidades do novo sistema estão:

-Processamento e interpolação de dados em tempo real;

-Sistema totalmente em português e fácil de usar;

-Manejo do solo em zonas;

-Amostragem do solo em grade;

-Recomendações de solo de grandes especialistas do mercado;

-Interface com laboratórios de solos para importação automática de resultados;

-Identificação das amostras com códigos de barras;

-Carregamento de mapas nos formatos KML e SHP;

-Amostragem direcionada por imagens de satélite;

-Customização dos relatórios;

-Compartilhamento de acesso com clientes finais;

-Proteção das recomendações criadas pela empresa.

 

 Mapas de produtividade nas lavouras

Mapas de produtividade nas lavouras

Resultados

Em Limeira, no interior de São Paulo, a Qualiciclo, grupo de empresas do agronegócio que atende diversos produtores na região, já vem colhendo os frutos do uso do InCeres. “Vamos ao nosso cliente, carregamos todos os dados na internet e interagimos de uma forma que nunca conseguimos antes. Como a resposta do sistema é muito rápida, podemos simular diversos cenários e decidir juntos qual estratégia trará maior retorno ao produtor em termos de produtividade e custo”, comentou Cesar Rizzollo, gestor de Máquinas e Agricultura de Precisão da Qualiciclo.

Segundo Rizzollo, que está usando o Inceres para processar os dados dos seus clientes de agricultura de precisão, o sistema permite uma grande interação com o produtor rural, uma vez que é simples e rápido de usar. “Nossos clientes ficam encantados quando veem que agora podemos fazer todo o processo, ao vivo e a cores, em questão de segundos”, conclui.

 

Essa matéria completa você encontra na edição de janeiro da revista Campo & Negócios Grãos. Clique aqui para adquirir já a sua.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *