22.6 C
Uberlândia
quinta-feira, abril 18, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosFlorestasSatélites e drones ajudam a monitorar sistemas de ILPF

Satélites e drones ajudam a monitorar sistemas de ILPF

Crédito Shutterstock
Crédito Shutterstock

                     

Técnicas inovadoras baseadas em satélites, drones e lasers aerotransportados são as mais recentes ferramentas utilizadas pela ciência para monitorar a implantação de sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF).

Cientistas exploram o potencial dessas tecnologias a fim de gerar informações estratégicas para o planejamento, manejo e identificação de novas áreas para a implantação de ILPF, em diferentes escalas. As aplicações vão desde o monitoramento das condições e do desempenho dos cultivos até estimativas de biomassa (quantidade de vegetação) e carbono estocado pelos sistemas.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Monitoramento por Satélite (SP) Édson Bolfe, especialista na área de geoprocessamento e sensoriamento remoto, as geotecnologias têm evoluído rapidamente. Novos satélites estão permitindo a identificação em detalhe de componentes minerais de solo e de características da vegetação até então inviáveis de serem observados por métodos tradicionais.

“A tendência é que novos sensores ofereçam um maior número de bandas espectrais e possibilitem a extração de informações importantes para a agricultura, com custos cada vez menores”, explica.

Pesquisas conduzidas pela Embrapa estão aplicando geotecnologias para quantificar a biomassa e o carbono. O estabelecimento de metodologias de cálculo de carbono será importante para contabilizar e monitorar a redução das emissões de gases de efeito estufa alcançada pelo País a partir da adoção do sistema ILPF.

ARTIGOS RELACIONADOS

Adubação inteligente das florestas é tendência

A indústria de fertilizantes enfrenta um desafio contínuo na melhoria de seus produtos para aumentar a eficácia da sua utilização. Isso pelo aprimoramento dos fertilizantes já em uso ou pelo desenvolvimento de novos tipos de adubos específicos.

Acarpa apresenta inovações na 23ª edição do Seminário do Café

            A 23ª edição do Seminário do Café da Região do Cerrado Mineiro vai acontecer no período de 06 a...

Integração Lavoura-Pecuária-Floresta: 3ª revolução do agronegócio

  O Brasil tem 100 milhões de hectares de pastagens nativas e/ou degradadas para intensificar a produção de grãos, eucalipto e gado e, assim, cumprir...

Liberação de macrobiológicos via drone

A Koppert, em parceria com empresas de drones, estão utilizando esta tecnologia no campo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!