21.6 C
Uberlândia
sábado, abril 20, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosHortifrútiSaladete rasteiro: Mais sabor com menor custo

Saladete rasteiro: Mais sabor com menor custo

 

O plantio de tomate saladete rasteiro reduz o custo de produção, principalmente com mão de obra, visto que elimina as etapas de estaqueamento e tutoreamento.  A Hazera lança novos produtos para atender esse mercado, que se destaca pelo sabor e produtividade

 

Saladete rasteiro - Mais sabor com menor custo - Fotos Hazera
Saladete rasteiro – Mais sabor com menor custo – Fotos Hazera

Salety é um lançamento da Hazera. Com características de alto vigor e produtividade, apresenta boa carga de frutos. Ricardo André de Jesus, representante técnico de vendas da Casa do Adubo, representante da Hazera, explica que trata-se de um material de mesa com boa coloração, sabor e excelente resistência às viroses comuns da região, que são o geminivírus e o vira-cabeça.

“Os clientes que plantaram gostaram muito do material, e estamos expandindo agora as vendas de sementes. O tomate, de formato italiano, é novo na região, e mostra produtividade entre 350 a 400 caixas por mil plantas. A produção tem sido na cidade de Passa-Tempo (MG), no polo de Carmópolis de Minas“, relata Ricardo de Jesus, que tem expectativa de expandir o plantio do material.

O tomate Saletytambém teve ótimo desempenho em Pará de Minas (MG).Nestas regiões é mais comum a condução no sistema de meia estaca, apresentando tambémboa redução de custos quando comparado com as variedades indeterminadas.

O tomate rasteiro reduz o custo de produção - Fotos Hazera
O tomate rasteiro reduz o custo de produção – Fotos Hazera

No campo

Marcos Aurélio Garaffa é produtor de tomate na região de Irecê (BA), nas fazendas Bela Vista, Boa Esperança e Montevidéu. Ele planta 80 hectares por ano, conforme as condições climáticas e quantidade de água disponível.

Marcos começou a testar a variedade Gabryelle, da Hazera, há dois anos. “Eu enfrentei problemas com falta de água, e o Gabryelle não me deudor de cabeça com fundo preto, o qual atinge as demais variedades. Após dois anos de testes, planteinesse ano 50% da área com esse material, e estou muito satisfeito“, garante.

O tomate Gabryelle é do tipo saladete, e pode ser plantado rasteiro ou em mulching, com irrigação por gotejo. No caso de Marcos, foram 8.500 plantas/ha, toda em rasteiro, onde ele observou melhor pegamento de flores.

“Como o material é novo, estamos tentando introduzi-lo no mercado. A Hazera me dá um bom suporte, trabalhando a nutrição, visando melhorias no pós-colheita do Gabryelle“, relata.

Ainda segundo ele, seu custo é o mesmo que as cultivares convencionais, o que varia em decorrência de chuvas, que exigem mais ou menos defensivos, ou seja, sem chuva há menos problemas com doenças, e o custo cai. “Em média, um hectare não custa menos do que R$ 25 mil, o que seria muito mais alto se o plantio fosse em estaquia.Estou plantando em mulching, no chão, porque o custo de produção é cada dia mais alto e tentamos driblar com estratégias de eficiência. Com o mulching temos um resultado bom, porque economizamos muita água, mão de obra com a capina, e ainda protegemos o fruto, que não fica em contato com o solo“, enumera o produtor.

Condições para esse tomate

Wellington Lopes é coordenador de vendas e desenvolvimento de produtos da HazeraSeeds do Brasil noRio de Janeiro, Espírito Santo, Leste de Minas e Bahia. Ele conta que o mercado de Irecê (BA) trabalha com tomate saladete determinado, e é uma região de clima muito quente, acima de 28ºC quase sempre.

“Algumas variedades que existiam no mercado passavam por problemas nos períodos mais quentes do ano, como fundo preto, aborto floral e até mesmo a parte de desenvolvimento vegetativo. Por isso, a Hazera desenvolveu um material com genética de melhor performance para os períodos mais críticos do ano,que são os mais quentes, e mais resistentes aos problemas fitossanitários da região“, explica.

O fundo preto, problema comum na Bahia, chegarepresentar em torno de 40 a 60% de perdas de produção no tomate. Mas, com o Gabryelleos produtores têm alcançado boa produtividade, com frutos de qualidade em qualquer período do ano.

“Trabalhamos com intensidade os materiais Gabryelle, Anny e Salety, com destaque para o Gabryelly na região de Irecê. Temos outras opções genéticas que estão sendo trabalhadas em outras regiões brasileiras“, considera Wellington Lopes.

O tomate italiano é produtivo e saboroso - Fotos Hazera
O tomate italiano é produtivo e saboroso – Fotos Hazera

Menor custo de produção

O plantio de tomate rasteiro diminui principalmente a mão de obra, que tem estado a cada dia mais escassa. “O tomate rasteiro proporciona ao produtor mecanizarboa parte de sua mão de obra, que é intensificada apenas para o plantio e para colheita, descartando as etapas de estaqueamento e tutoreamento. Nos momentos de aplicações com produtos para tratamento fitossanitários e de fertilização a mecanização chegaa reduzir de 30 a 40% com o tomate rasteiro“, calcula Wellington Lopes.

Ainda segundo ele, Gabryellechegou para atender a principal dificuldade que o produtor tinha no mercado. Agora ele tem à disposição um produto comqualidade e produtividade, que é o objetivo final para comercialização,além de maior sanidade, por ser resistente ao Geminivirus (TYLCV) e ao vira-cabeça (TSWV). “Colocamos oGabryelle lado alado coma testemunha e constatamos um melhor desempenho da variedade em condições de ataque de pragas“, finaliza Wellington Lopes.

Essa matéria completa você encontra na edição de março da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira a sua para leitura completa.

ARTIGOS RELACIONADOS

Inoculação garante mais produtividade para a soja

Naiana de Mello Mestre em Agronomia e coordenadora técnica na Cooperativa Agrícola Água Santa naiana@coasars.com.br O desenvolvimento de novas tecnologias conta com inúmeras alternativas que buscam...

Minas discute manejo de pragas e doenças em florestas

O II Seminário sobre Sanidade Florestal vai acontecer nos dias 25 e 26 de abril, em Belo Horizonte. O evento promovido pela SIF "...

Luxembourg do Brasil – O profissionalismo que sua lavoura merece

  A Luxembourg está na terceira geração de judeus, uma empresa de 96 anos de atuação no mercado agrícola. Na direção comercial está Sr.Fernando Vicente,...

Engenheiro ambiental comemora seu dia com um importante papel na sociedade

31 de janeiro Dia do Engenheiro Ambiental O desenvolvimento econômico associado à sustentabilidade está cada vez mais em evidência. A preocupação crescente com a preservação do...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!