21.6 C
Uberlândia
quinta-feira, abril 25, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosGrãosProdução de canola cresce 36% no Brasil

Produção de canola cresce 36% no Brasil

Estima-se que a produção total de grãos atinja 75 mil toneladas, um incremento de 36,6%

Crédito-IBSS-Agronomy
Crédito-IBSS-Agronomy

A colheita da canola foi concluída no Rio Grande do Sul, maior produtor no País. O crescimento da área esteve acompanhado de incremento na produtividade das lavouras, favorecidas pelas condições climáticas do inverno.

De acordo com dados da CONAB (novembro de 2016), a safra atual apresentou 7% de aumento de área em relação ao ano passado, registrando mais de 47 mil hectares no Brasil. A produtividade média também deverá ser 30% maior, acima de 1.600 quilos por hectare (kg/ha). Estima-se que a produção total de grãos atinja 75 mil toneladas, um incremento de 36,6%.

Para o analista de transferência de tecnologia da Embrapa Trigo, Paulo Ernani Ferreira, a canola tem ganhado destaque entre os cultivos de inverno, tanto como alternativa para a rotação de culturas como para a geração de renda.

Segundo ele, a canola apresentou crescimento constante nos últimos três anos, com rendimentos variáveis em função das condições climáticas e da experiência do produtor. A produtividade média, que em 2014 foi de 812 kg/ha, subiu para 1.236 em 2015 e chegou a 1.576 em 2016.

Regiões produtoras de canola

Em 2015, foi cultivado canola em oito Estados brasileiros (RS, PR, MS, MG, GO, SC, SP e MT). Já em 2016 a canola esteve presente em cinco Estados (RS, PR, MG, SC e MT), mas com aumento de área, especialmente no Rio Grande do Sul, com mais 47 mil hectares, expansão de 28% em relação ao ano passado.

“A canola ainda é vista como alternativa na rotação de culturas, muitas vezes cedendo espaço para cereais como o milho safrinha e a aveia. Mas, finalmente os produtores têm conseguido boas produtividades e constatam os benefícios da canola para os cultivos subsequentes, passando a cultiva-la todos os anos, ampliando gradativamente a área de cultivo”, observa o pesquisador da Embrapa Trigo Gilberto Tomm.

Clima

Nesta safra, o clima favoreceu a canola no RS, com vários produtores alcançando rendimentos próximos aos 2.400 kg/ha. Foram registradas perdas isoladas em lavouras mais tardias, especialmente na região noroeste do Estado, devido a chuvas fortes que causaram debulha de lavouras prontas para colher.

No Paraná, onde a área cultivada apresentou redução de 20% em relação a 2015 devido ao alto preço do milho safrinha, a canola sofreu perdas devido a geadas na floração, ainda assim encerrando a colheita com média de 1.400 kg/ha.

Na avaliação da CONAB, os resultados desta safra deverão estimular os produtores a investir ainda mais na cultura, posicionando a canola ao lado da aveia como cultura de inverno de melhor resultado ao produtor. Os preços seguem atrativos, oscilando entre R$ 66 e R$ 68 por saca de 60kg.

Essa matéria você encontra na edição de fevereiro 2017 da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Poda do cafeeiro tem aliado para alcançar maiores produtividades

A poda de esqueletamento é uma prática cultural que está se tornado habitual na cafeicultura moderna, visto os grandes benefícios econômicos e financeiros que...

Versão ‘mini’ de frutas e hortaliças ganha espaço no mercado nacional

  Já não é mais tão raro ir ao mercado e encontrar cenouras, brócolis, tomate e cebola em tamanho reduzido, em uma prateleira reservada nos...

Café tem a pior infestação de broca dos últimos anos

Os prejuízos causados pela broca-do-café são a queda prematura de frutos novos broqueados, perda de peso do café beneficiado e alteração na qualidade da...

Brasil apresenta maior crescimento global na adoção de transgênicos

Benefícios ambientais e socioeconômicos incluem a preservação da biodiversidade e o aumento da produtividade   O Brasil cultivou 49,1 milhões de hectares com culturas transgênicas em...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!