Policote Phós – Aditivo para aumentar a eficiência da adubação fosfatada

Roberto Reis

Engenheiro agrônomo, doutor e diretor técnico/Wsct

Créditos Roberto Reis

Créditos Roberto Reis

Devido à baixa disponibilidade natural de fósforo em solos tropicais e à necessidade de fósforo pelas plantas, o uso de fertilizantes fosfatados se constitui em importante ferramenta para a obtenção de altas produtividades. Entretanto, este insumo apresenta baixa eficiência de utilização na agricultura.

Várias estratégias têm sido utilizadas para aumentar a eficiência da adubação fosfatada, dentre estas, o uso de fertilizantes de eficiência aumentada, constituindo-se em mais uma ferramenta à disposição do agricultor para ter êxito no uso de fertilizantes.

Assim, os fertilizantes de eficiência aumentada têm, a cada dia, sido mais utilizados na agricultura. Dentre estes, destacamos aqueles revestidos com Policote Phós, uma tecnologia de revestimento de fertilizante fosfatado visando aumentar a eficiência agronômica da adubação fosfatada.

A tecnologia Policote Phós foi validada em experimentos realizados em instituições de pesquisa de diferentes regiões do Brasil, que podem ser acessados no site da Wirstchat (wsct.com.br), empresa que comercializa o Policote Phós. Nestes experimentos, a resposta às doses de fósforo utilizando adubo fosfatado comum e adubo fosfatado revestido com Policote foram comparadas, mostrando melhor desempenho (aumento da eficiência da adubação fosfatada e maior produtividade) ao utilizar o adubo revestido com Policote Phós.

Foto 0210

Parcerias

Para atender o agricultor, a Wirstchat tem parcerias com empresas misturadoras de fertilizantes, como a Fertigran nos Estados de Minas Gerais e Goiás, a Fertipar Bandeirantes no Estado de São Paulo e a Fertipar no Estado do Mato Grosso do Sul.

Em cada misturadora, o adubo revestido com Policote Phós recebe um nome próprio. Por exemplo, na Fertigran o adubo fosfatado revestido com Policote recebe o nome de Fertigran P, enquanto na Fertipar Bandeirantes recebe o nome de FertiBandCoat e na Fertipar recebe o nome de Super P.

Policote Phós já é utilizado há várias safras com resultados satisfatórios junto aos agricultores. Por exemplo, Sidnei Nagano, agricultor de Coromandel (MG), utiliza o Fertigran P desde 2003, com resultados satisfatórios. Ele comenta que “o uso do Fertigran P aumentou as médias de produção e o nível de fósforo no solo”.

Segundo Ângelo Ximenes, agricultor e consultor da Coperplan, Dourados (MS), “o Super P é um produto diferenciado, com excelente qualidade de fabricação, facilitando a semeadura e resultando em produtividade comparada ao MAP, porém, por um custo menor por hectare”.

Ivanildo Martins dos Santos, agricultor de Pires do Rio (GO), que utiliza o Fertigran P há três anos, comenta que está satisfeito: “utilizando o Fertigran P estou tendo bons resultados de produtividade”.

Utilizando o Super P por dois anos seguidos, José Luiz Amaral, agricultor de Naviraí (MS), comenta estar muito satisfeito com os resultados, pois“é possível ajustar a dose aplicada de fósforo obtendo-se a mesma produtividade do MAP por um custo menor”.

 

Essa matéria você encontra na edição de junho de 2018 da Revista Campo & Negócios Grãos. Adquira o seu exemplar.

 

Ou assine

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *