20.6 C
Uberlândia
sexta-feira, abril 19, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosGrãosO que esperar dos novos híbridos de milho para a safra 2017/18

O que esperar dos novos híbridos de milho para a safra 2017/18

Odair José Marques

Engenheiro agrônomo e professor de Fitotecnia da Universidade Federal de Uberlândia – Campus Monte Carmelo

ojmarques@ufu.br

 Fotos Shutterstock
Fotos Shutterstock

Ainda não há um número preciso de quantos híbridos de milho há no mercado brasileiro na atualidade, mas estima-se que esteja próximo de 480 cultivares convencionais e transgênicas. Na safra de 2016/17 o número era de 315 cultivares, enquanto na safra anterior (2015/16) chegou a 477.

Características

Entre as características desejadas em um híbrido de milho estão, primeiramente, que seja produtivo, depois que apresente uma boa adaptação ao ambiente em que será cultivado (altitude, solo, temperatura, radiação solar e disponibilidade hídrica, etc.) e por último que apresente resistência às principais doenças e pragas da cultura, sendo este último obtido pelo método da transgenia.

 

Cuidados na escolha

 

Um híbrido de milho ideal para uma propriedade é aquele que é recomendado pelas empresas detentoras de seu registro para a região onde a propriedade está localizada, e que se adéque ao nível socioeconômico do produtor.

Se ele escolher um híbrido de milho moderno altamente responsivo à adubação, por exemplo, não é possível cultivá-lo com baixo investimento de custeio da lavoura. Numa analogia chula, é como dirigir uma Ferrari numa estrada cheia de buracos, com toda aquela potência reprimida, sem poder usá-la.

A resposta da cultura será proporcional ao investimento realizado até certo limite, pois cai na Lei dos Incrementos Decrescentes, que é um conceito da adubação química, mas pode ser extrapolada para outros elementos que compõem o custo de produção.

Neste caso, a margem de retorno do investimento (rentabilidade da lavoura) se torna mais estreita a cada unidade produzida, ou seja, o custo por unidade produzida é maior, mas a resposta da cultura se torna proporcionalmente menor.

O inverso também é verdadeiro, ou seja, um produtor que tem um alto nível socioeconômico e investe pesadamente num híbrido de milho de menor responsividade certamente esbarrará nos limites genéticos de produção daquele híbrido, associado à interação do mesmo com o ambiente de produção e aos manejos e tratos culturais realizados.

Seria como usar um motor de motocicleta de 1.000 cilindradas numa bicicleta – com certeza ela ficará potente, mas não tem estrutura para suportar a potência do motor.

Foto 02

Cuidados

Os cuidados com cada híbrido mudam pouco, em relação a qualquer outra cultivar de milho. Eu diria que um bom preparo do solo é fundamental, preferencialmente que seja adotado o plantio direto na palha, que é o mais conservacionista entre os tipos existentes.

Que seja mantida a saturação de bases no solo próxima de 60%, com pH entre 5,5 e 6,5, livre de alumínio tóxico. Que sejam observadas as épocas de semeadura adequadas para a região, informações que constam no site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ” MAPA (http://www.agricultura.gov.br/assuntos/riscos-seguro/risco-agropecuario/portarias/portarias), cujas Portarias por Unidade Federativa tratam do Zoneamento de Risco Climático (ZARC) para diversas culturas agrícolas, inclusive o milho.

A principal característica desejada em um híbrido de milho é que ele seja produtivo - Fotos Shutterstock
A principal característica desejada em um híbrido de milho é que ele seja produtivo – Fotos Shutterstock

O produtor deve adotar o tratamento de sementes com fungicidas e inseticidas para fitopatógenos e pragas de solo, respectivamente, pois isso traz grandes benefícios e baixo incremento ao custeio da lavoura. A atividade de semeadura deve ser realizada de forma adequada, em nível, com velocidade compatível ao tipo de semeadora, além de acertar a quantidade de sementes para um bom estabelecimento da população de plantas recomendada pela empresa e na profundidade adequada ao tipo de solo e disponibilidade hídrica.

Importante que se faça o aporte de nutrientes baseado na expectativa de produção e na reposição da expectativa de exportação de nutrientes junto aos órgãos vegetais colhidos, por exemplo, nos grãos de milho. Que se faça um manejo cuidadoso de plantas daninhas, sobretudo nos períodos críticos de interferência dessas sobre a cultura.

Foto 04

As aplicações fitossanitárias devem ser feitas com produtos recomendados e registrados para a cultura em horários frescos do dia, com água livre de dureza e com pH ajustado à necessidade do produto. E, por fim, que a colheita seja realizada tão logo o custo de secagem permita margem de retorno econômico, pois quanto mais tempo o milho permanece no campo após a maturidade dos grãos, maior é a perda de massa seca nos grãos e maior é a sua exposição às intempéries climáticas e a agentes depreciativos, como fungos micotoxigênicos, como o gênero Aspergillus, produtor de aflatoxinas e pragas de grãos armazenados, como Sitophiluszeamais (gorgulho do milho).

O produtor não deve jamais se descuidar da lavoura, que é anual, com ciclo curto, entre 120 a 150 dias, então o monitoramento deve ser constante. Isso garante a detecção dos problemas no início, sendo possível lançar mão de práticas de manejo e saná-los o mais rápido possível.

Essa matéria completa você encontra na edição de Agosto 2017 da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua para leitura integral.

ARTIGOS RELACIONADOS

Agrishow supera expectativa de negócios e alcança R$ 2,7 bilhões

Foram 159 mil visitantes qualificados do Brasil e do exterior que conheceram diversas novidades e lançamentos de mais de 800 marcas nacionais e internacionais   A...

Pulverização da cebola – Erros que podem ser fatais

A aplicação de defensivos não se resume apenas em aplicar produto, mais sim na combinação de vários fatores (cultura, praga, doença, planta invasora, produto, equipamento e ambiente). Tendo em vista esses fatores, podemos dizer que vários erros ocorrem durante o processo de aplicação de defensivos na cebola e em outras culturas, de um modo geral.

Organominerais reduzem a salinização

  Diego Henriques Santos Doutor em Agricultura engenheiro agrônomo da Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (CODASP) dihens@bol.com.br A salinização é o aumento da concentração de sais...

Controle dos nematoides por tratamento eletromagnético da água de irrigação

George Hércules de Melo Engenheiro agrônomo e consultor técnico Aqua-4D melo@aqua-4D.com   Os nematoides das galhas são um grande problema para a maioria das culturas e plantações de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!