Implemento 4 em 1 inédito para o preparo do solo

Testes no equipamento comprovaram a melhora na eficiência na germinação nos períodos de seca, aumentando a produtividade em mais de 10%

Crédito Divulgação

Crédito Divulgação

O inventor do recém-criado implemento 4 em 1 para preparo do solo, chamado S-4, Flávio Araújo, não passa 24 horas na fazenda em Três Pontas (MG) em que é sócio junto com seu sogro José Osvaldo. Mas, isso não o impediu de ter ideias para facilitar a vida de sua família. Com isso criou a empresa Saga Agro, sediada em Americana (SP), com a missão de levar ao mercado equipamentos diferenciados para a otimização da mão de obra.

O novo equipamento tem as funções de cortar a palhada, fazer a subsolagem em até 70 cm, realizar a calagem profunda de fertilizantes e calcários, e deixar a terra preparada para o plantio com um rolo quebra torrões. “Esse é o primeiro equipamento do mercado que acumula todas estas funções. A ideia de fazer este implemento surgiu durante os trabalhos na fazenda de café e soja que temos e, como tenho outra empresa de metalurgia, foi fácil tirar os planos do papel”, explica Araújo.

Ele contou que a necessidade de fazer uma subsolagem profunda para que as raízes das plantas pudessem penetrar mais e buscar água foi o ponto de partida da ideia. “O meu sogro é agrônomo e percebeu esta carência das plantas, ao mesmo tempo que também notou a necessidade de corrigir o solo com calcário, e aí veio a segunda  função da máquina”, conta o empresário. “Estávamos gastando o dobro do tempo para fazer aquilo tudo e as aplicações não estavam ideais – o implemento faria mais rápido e melhor”.

Como funciona

Segundo Flávio Araújo, o equipamento deixa o solo em condições ideais para o crescimento das plantas e raízes, com 0.2 a 0.8 Mpa de resistência somente, ou seja, o mínimo de estresse na germinação e facilitação no crescimento da lavoura.

Já o exclusivo sistema de injeção do calcário e fertilizante por pressão de ar e em profundidade, com a sapata localizada na ponta da haste do equipamento, tem como objetivo subir a terra e trincar, para que nelas sejam pulverizados os insumos homogeneamente.

“Por sua multifuncionalidade, o S-4 tem a capacidade de aumentar a produtividade nas lavouras brasileiras de 10% a 40%”, explica Araújo. Atualmente, o implemento é vendido pela empresa a um valor médio de R$ 170 mil. Os interessados em adquirir o equipamento podem acessar o site da empresa para encomendar pelo link www.sagaagro.com.br

Essa matéria você encontra na edição de janeiro 2018 da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *