21.6 C
Uberlândia
quinta-feira, março 28, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosHortifrútiFertilizantes solúveis garantem sucesso na hidroponia

Fertilizantes solúveis garantem sucesso na hidroponia

Na fertirrigação do sistema hidropônico o produtor deve escolher os fertilizantes mais solúveis possíveis, pois do contrário pode haver entupimento e corrosões do equipamento de irrigação

Crédito Hidrogood
Crédito Hidrogood

No sistema de produção hidropônico não existem erros significativos quanto à inadequação de fertilizantes em si, visto que estes vêm sendo aprimorados de forma a aumentar sua pureza, solubilidade e estabilidade enquanto componentes da solução nutritiva. Os erros, quando ocorrem, em sua maioria são na forma de armazenagem, preparação e aplicação destes produtos.

O engenheiro agrônomo Rafael Simoni explica que alguns dos erros podem começar na armazenagem. “Os nutrientes devem ser armazenados em local seco, ventilado e separados por tipo e por fabricante, sempre usando o estoque mais antigo primeiro“.

Ainda, observam-se erros no momento da preparação das soluções nutritivas. Por pressa ou sob alegação de praticidade, alguns operadores adicionam os nutrientes sem pré-diluição nos tanques, fazendo com que aumente muito o risco de formação de precipitados ou sobrenadantes indesejáveis na solução.

A forma certa de proceder

Rafael Simoni ensina que se deve, no caso de fertilizantes sólidos, diluí-los em volume de água ligeiramente maior do que a solubilidade máxima descrita na embalagem do produto, sempre um a um, jamais “juntar“ dois ou mais tipos de fertilizantes na mesma pré-diluição.

Nos casos dos fertilizantes em forma de solução concentrada, também deverá ser feita a pré-diluição em água, de acordo com as recomendações do fabricante, antes de ser adicionada ao tanque da solução nutritiva. Nos fertilizantes em forma de solução verdadeira, poderão ser adicionados diretamente ao tanque, desde que obedecidas as dosagens e a sequência de adição.

“Em todos os casos, no momento da preparação a solução deve estar sob agitação constante para que os nutrientes não reajam entre si antes de serem dissolvidos na água. Em caso de dúvidas, o produtor ou responsável deve solicitar orientação técnica para que sejam feitas as recomendações necessárias“, pontua Rafael Simoni.

Produtos adequados para a técnica

A indústria de fertilizantes vem desenvolvendo produtos cada vez mais adequados às necessidades de todos os sistemas de produção. Assim, temos os fertilizantes sólidos, que são disponibilizados na forma de grânulos, cristais ou pó, na forma de sais simples ou mistos e complexados em quelatos, que visam garantir uma boa estabilidade e disponibilidade na solução nutritiva, mesmo em condições de variação de pH e temperatura.

Outra linha de produtos é a de soluções concentradas, caracterizada por ser líquida e de diluição um pouco mais facilitada, quando comparada à maioria dos fertilizantes sólidos. Por fim, Rafael Simoni informa que existem também as soluções verdadeiras, que são aquelas em que o fertilizante encontra-se totalmente dissolvido, bastando apenas adicioná-lo ao tanque.

Sais adequados para a hidroponia

Com os sais adequados, a eficiência da hidroponia se dá em função da melhor disponibilização de nutrientes para a planta, na quantidade e na proporção que mais atende à necessidade de cada cultura, além de preservar o sistema hidráulico e de irrigação contra o desgaste prematuro de peças e componentes de bombas e tubulações.

Os fertilizantes, em geral, variam de preço, dependendo da época do ano e da pressão de consumo no mercado mundial. O preço tende a ser um pouco maior quando comparado aos fertilizantes de solo, porém, é um valor que compensa pela facilidade de aplicação e pela diminuição de chance de erro na quantidade e qualidade nutricional exigidas pelas plantas.

Essa matéria você encontra na edição de outubro 2016  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

Genética – Tomate italiano x doenças foliares

O tomate se destaca como uma das hortaliças mais apreciadas pelo brasileiro, sendo cultivado, principalmente, nos Estados das regiões sudeste e centro-oeste. Atualmente, tem se observado a busca dos consumidores por produtos diferenciados com maior valor agregado, como o tomate do tipo italiano, destinado principalmente a um público mais exigente em qualidade e sabor.

Agricultura vertical deve atingir US$ 6 bilhões

O mercado de “agricultura vertical“ deve atingir o patamar de US$ 6 bilhões em 2023, crescendo a uma CAGR (taxa composta de crescimento anual)...

Nematoide – A praga que contamina os diferentes solos brasileiros

Bruno Flávio Figueiredo Barbosa Engenheiro agrônomo, doutor e nematologista bruno.ff.barbosa@gmail.com   No atual cenário da agricultura brasileira, diversas pragas causam prejuízos imensos às lavouras de todas as culturas...

Perspectivas do setor de tomate industrial

  Rafael de Rezende Sant´Ana Engenheiro agrônomo e vice-presidente da ABRATOP (Associação brasileira de tomate para processamento) Abadia dos Reis Nascimento Doutora e professora da Universidade Federal...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!