19.6 C
Uberlândia
sexta-feira, março 29, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosHortifrútiFertilizantes à base de algas aumentam potencial produtivo de frutas e hortaliças

Fertilizantes à base de algas aumentam potencial produtivo de frutas e hortaliças

 

Douglas José Marques

Professor de Olericultura e Melhoramento Vegetal da Universidade José do Rosário Vellano-UNIFENAS

douglas.marques@unifenas.br

Hudson Carvalho Bianchini

Professor de Fertilidade do Solo da Universidade José do Rosário Vellano-UNIFENAS

Créditos Shutterstock
Créditos Shutterstock

O uso de fertilizantes especiais com base em extrato concentrado das algas marrons Ascophyllum nodosum, colhidas a frio, têm se mostrado uma boa opção para potencializar a produtividade de frutas e hortaliças, principalmente quando utilizados nas culturas de cebola, cenoura e uva, além de folhosas.

Vantagens dos fertilizantes à base de algas

O extrato de alga da espécie Ascophyllum nodosum (L.), popularmente conhecida como alga parda ou marrom, tem esse nome devido à coloração marrom amarelada que apresenta quando viva.

A alga é colhida nas águas do Atlântico Norte, na costa do Canadá, sendo uma fonte natural de macro e micronutrientes (N, P, K, Ca, Mg, S, B, Fe, Mn, Cu e Zn), aminoácidos (alanina, ácido aspártico e glutâmico, glicina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, prolina, tirosina, triptofano e valina), citocininas, auxinas e ácido abscísico, que são substâncias que afetam o metabolismo celular das plantas e conduzem ao aumento do crescimento, bem como ao incremento da produtividade.

No Brasil, o uso desta agrotecnologia ainda se encontra em fase inicial de estudo, porém, a técnica já é amplamente utilizada, principalmente na Europa, EUA e no Canadá, onde se têm observado efeitos sinérgicos na produção de cereais, hortaliças e frutíferas.

Produtos obtidos a partir do extrato da alga Ascophyllum nodosum têm sido utilizados como bioestimulantes em diversas culturas. No Brasil, o uso deste extrato se enquadra como agente complexante em formulações de fertilizantes para aplicação foliar e fertirrigação.

O extrato da alga tem como principais benefícios:

ü Estimular as respostas das plantas às doenças e estresses abióticos;

ü Promover o crescimento vegetal, pois contém macro e micronutrientes, carboidratos, aminoácidos e estimuladores de crescimento;

ü Melhorar alguns processos fisiológicos das plantas, como a absorção de nutrientes e a fotossíntese;

ü Aumentar a atividade de síntese da fitoalexina capsidiol e a peroxidases em plantas, o que favorece a resistência das plantas às doenças.

As algas promovem o crescimento vegetal - Créditos Shutterstock
As algas promovem o crescimento vegetal – Créditos Shutterstock

Manejo

O extrato de algas pode ser aplicado de várias formas:

ð Pulverizadores foliares;

ð Aplicações por fertirrigação;

ð Aplicação no sulco de plantio;

ð Tratamento de sementes;

ð Aplicação associada a outros produtos, desde que haja compatibilidade com outros insumos agrícolas.

As aplicações no solo devem ser feitas no período de sete dias após o transplante. Já as aplicações via foliar devem ser divididas da seguinte forma:

  • Ø No pegamento do fruto;
  • Ø 14 dias após o pegamento;
  • Ø 30 dias após o pegamento;
  • Ø Com intervalos de 2-3 dias entre cada colheita.

Resultados

Pesquisas indicam que a aplicação do extrato de algas irá promover uma maior formação de raízes, aumento da floração e da taxa de fecundação, aumento do teor de clorofila, além de atuar como carreador e possuir efeito desestressante e desintoxicante nas culturas, fazendo com que as plantas retomem rapidamente seu crescimento.

Deve-se tomar precaução para a sua aplicação em tomateiro, porque a produção de muita folha na planta diminui a produção dos frutos.

Vantagens

Uma vasta gama de efeitos benéficos tem sido observada com a aplicação do extrato de A. nodosum, incluindo:

à Aumento do rendimento da cultura;

à Maior absorção de nutrientes;

à Aumento da resistência às geadas e condições de estresse;

à Aumento no tempo de prateleira do fruto, melhoria na germinação de sementes e redução da incidência de ataque de fungos e insetos.

Investimento

O custo na aplicação do extrato de algas vai depender da marca do produto. O valor atual está em torno de R$ 100,00 e o custo da aplicação por hectare em torno de R$ 50,00.

Esse investimento se justifica se levarmos em conta os benefícios, como:

  • § Favorece os microrganismos benéficos à planta e aumenta o efeito supressor de doenças do solo;
  • § Induz o crescimento das raízes;
  • § Favorece o estabelecimento da cultura, melhora a sanidade das plantas, o que irá aumentar a produtividade, proporcionando maior lucro para os produtores.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Aminoácidos garantem boa floração em limoeiros

Nilva Terezinha Teixeira Engenheira agrônoma, doutora em Solos e Nutrição de Plantas e professora de Nutrição de Plantas, Bioquímica e Produção Orgânica do Centro...

Produtor busca soluções para uma cafeicultura responsável e movimenta Feira do Cerrado

A terceira edição da Feira do Cerrado, promovida pela cooperativa Cooxupé, recebeu cerca de 3,4 mil produtores de café do Triângulo Mineiro e do Alto Paranaíba, que movimentaram o Centro de Negócios do evento: foram emitidos mais de 1.200 orçamentos. Esse ano a feira trouxe o tema "Produção responsável para uma cafeicultura de sucesso", destacando a otimização dos processos para os produtores de café.

Nutrisafra – De mãos dadas com o homem do campo

Para Heitor Takahashi, gerente técnico da Nutrisafra, a Hortitec deste ano esteve bem movimentada, com excelência em público e em expositores. “Encontramos muitas pessoas...

Produtora de grãos e fibras passa a monitorar pulverização de defensivos

Sustentabilidade é a palavra de ordem no campo. Por isso, é cada vez maior o número de empresas que buscam ferramentas que otimizam as operações e...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!