Em roteiro pela América do Sul, Expedição Safra confere colheita da soja

Equipe de técnicos e jornalistas vai visitar as principais regiões produtoras do Paraguai, Argentina e Uruguai

xpedição-Safra-PR_Jonathan-Campos_Gazeta-do-Povo

xpedição-Safra-PR_Jonathan-Campos_Gazeta-do-Povo

Assim como no Brasil, os agricultores do Paraguai, Argentina e Uruguai também colhem uma safra de retomada no ciclo 2016/17. Juntos, os três países têm potencial para colher quase 70 milhões de toneladas de soja e figuram, ao lado do Brasil, como os maiores produtores de grãos da América do Sul. Para acompanhar a colheita, o impacto do clima na produtividade e as movimentações comerciais, a Expedição Safra visita as principais regiões produtoras dos países vizinhos.

Segundo levantamento preliminar do projeto técnico-jornalístico, no Paraguai, a colheita já foi concluída e o país deve alcançar 10 mi de t da oleaginosa. Na terça-feira (18), o projeto realiza em Hernandarias (PY) a etapa internacional dos Seminários Expedição Safra 2016/17. Durante o evento, gerente do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo e coordenador do projeto, Giovani Ferreira, vai falar sobre o impacto da supersafra norte-americana no mercado internacional de grãos.

Em seguida, a equipe acompanha os trabalhos nas lavouras de soja da Argentina, que sofreu com o excesso de chuva nas últimas semanas. “A água começou a baixar em algumas das zonas afetadas nos últimos dias pelas inundações, mas a colheita está atrasada”, explica o integrante da Expedição Safra, Gabriel Azevedo. Ainda assim, o país tem potencial para colher quase 56 milhões de toneladas da oleaginosa na temporada 2016/17. A equipe visita ainda a Bolsa de Comercio de Rosário, na província de Santa Fé (AR).

Para finalizar o roteiro pela América do Sul, técnicos e jornalistas percorrem as lavouras do Uruguai. Segundo Azevedo, “a soja volta a ser a estrela do campo uruguaio, com rendimentos que devem ter níveis históricos, depois de uma safra que não foi tão boa em 2015/16. Neste ano, a expectativa é colher 3,4 mi de toneladas de soja”.

——————————————

Sobre a Expedição Safra

Na estrada há 11 temporadas, a Expedição Safra faz um levantamento técnico-jornalístico da produção de grãos da América do Sul à América do Norte. Iniciativa do Agronegócio Gazeta do Povo, a sondagem periódica percorre 15 estados brasileiros, mais as principais regiões produtoras dos Estados Unidos, Paraguai, Argentina e Uruguai. Para ampliar a discussão sobre mercado, desde a temporada 2010/11 a Expedição estabeleceu os chamados roteiros extraordinários, com incursões à Europa (Alemanha, Holanda, Bélgica e França), Ásia (China e Índia) e ao Canal do Panamá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *