21.6 C
Uberlândia
quarta-feira, abril 24, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosFlorestasRedes Neurais Artificiais - A realidade da silvicultura brasileira

Redes Neurais Artificiais – A realidade da silvicultura brasileira

Daniel Henrique Breda Binoti

Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da DAP Engenharia Florestal

daniel.binoti@dapflorestal.com.br

Helio Garcia Leite

Professor da Universidade Federal de Viçosa

hgleite@ufv.br

Pablo Falco Lopes

Evandro Ferreira

Dap Engenharia Florestal

CréditoShutterstock
CréditoShutterstock

A implementação de técnicas de inteligência computacional na ciência florestal, como as Redes Neurais Artificiais (RNA), permite obter estimativas com elevada exatidão de características quali e quantitativas de povoamentos florestais e processos industriais.

Diversas empresas do setor florestal estão utilizando essa tecnologia, com reduções expressivas nos custos de processamento e coleta de dados em campo. Várias são as aplicações dessa tecnologia, podendo destacar a estimativa de altura e forma das árvores no inventário florestal, redução no número de parcelas e árvores mensuradas em campo, contagem de árvores a partir de imagens de VANT’s, estimativa de densidade da madeira, do volume de madeira empilhada, do enraizamento de mudas, dentre outras.

Percebe-se que, com a utilização dessa ferramenta, pode-se reduzir os custos de coleta de informações e melhorar a assertividade das estimativas geradas.

Importância da RNA para as florestas

A principal peculiaridade do setor florestal é a produção a longo prazo. Nesse setor assume-se um horizonte de planejamento longo em função do tempo necessário para a produção de madeira ou qualquer outro produto florestal. Assim, o segmento deve lidar com diversos fatores econômicos, climáticos, técnicos, sociais e ambientais.

Desse modo, o conhecimento de características dos povoamentos florestais é fator crucial para a tomada de decisão para o planejamento de toda a cadeia florestal. Por exemplo, se o crescimento florestal estiver muito abaixo do esperado nos primeiros anos devem-se tomar atitudes para a mitigação desse problema visando uma boa produção na idade de corte, ou seja, os resultados de quaisquer intervenções nos plantios florestais só são percebidos a longo prazo, em escala de seis a sete anos, na maioria dos casos, diferente das demais culturas anuais do setor agrícola.

Em função disso, as estimativas de características dos povoamentos devem ser acertadas e completadas a fim de evitar perdas e deficiências nas produções futuras e manutenção do empreendimento florestal. Diante do exposto, as Redes Neurais Artificiais são importantes e eficientes ferramentas que o gestor pode utilizar nos processos de tomada de decisão.

Vantagens dessa tecnologia

A principal vantagem da adoção da técnica é a previsão de fenômenos e características de povoamentos florestais que são de difícil modelagem com ferramentas matemáticas e estatísticas tradicionais. Por exemplo, qual é o efeito das variações climáticas nos plantios florestais e na produção futura? Ou qual é a densidade da madeira de uma determinada espécie florestal em diversos espaçamentos e características de solo?

Outra grande vantagem é a possibilidade de redução das amostragens de campo e economia de custos, pois como a técnica tem grande poder de modelagem matemática, pode-se reduzir muito o custo de coleta de informações em campo e manter a precisão obtida, possibilitando até mesmo aumentá-la.

Crédito Dap Florestal
Crédito Dap Florestal

Quando utilizar

Diversas são as situações para a utilização das RNA, por exemplo:

“¢ Estimação do volume de árvores: no setor utiliza-se uma regressão para a estimação do volume das árvores em função do diâmetro e da altura da planta, popularmente conhecido como modelo volumétrico. Como o local, a espécie e a idade interferem no volume da árvore, necessita-se de um modelo para cada um desses estratos, o que gera uma gama enorme de equações que devem ser geradas. Com a utilização das RNA não há necessidade de se utilizar técnicas de estratificação, podendo, nesse caso, utilizar o local, espécie e idades como variáveis da RNA, resultando em um único modelo para a estimação do volume das árvores.

“¢ Estimação da altura das árvores: ainda no processo de amostragem em campo, é necessária a aferição da altura de algumas árvores, em média 10 por amostra, utilizando as RNA. Essa amostragem passa a ser de três árvores por amostra, o que pode parecer um ganho irrelevante, contudo, a redução pode chegar a 80% dos indivíduos medidos, sendo que a medição das alturas em campo é um processo que demanda muito tempo e expressivos recursos humanos e financeiros. Constata-se, ainda, que essa redução pode gerar um ganho operacional de até 35% no número de parcelas de inventário medidas no campo.

“¢ Estimação da produção florestal na idade de corte: o conhecimento do volume de um povoamento florestal na idade de colheita ou corte é fundamental para a definição da área a ser plantada e colhida anualmente, a fim de atender a demanda da fábrica de celulose ou carvoaria, bem como o planejamento do processo de transporte, algo extremamente custoso no setor. Com a utilização das RNA pode-se estimar a produção na idade de corte com elevada exatidão e com a possibilidade de previsão da influência de variáveis climáticas na produção florestal.

Essa é parte da matéria de capa da revista Campo & Negócios Floresta, edição de agosto/setembro. Adquira o seu exemplar para leitura completa.

ARTIGOS RELACIONADOS

Número da safra da soja é reajustado por atraso de plantio

INTL FCStone ajusta número da safra de soja, diante de atrasos no plantio Primeira estimativa para "safrinha" 2014/15 de milho mostra redução em relação ao...

Divisão Fendt é inaugurada em Sorriso (MT)

Anunciada em maio, durante a Agrishow 2019, a Divisão Fendt no Brasil foi inaugurada nesta quarta-feira, 4 de setembro, em Sorriso, no Mato Grosso. A partir...

Sarna da macieira exige atenção do produtor

Givago Coutinho Engenheiro agrônomo e doutor em Fruticultura givago_agro@hotmail.com Herick Fernando de Jesus Silva Engenheiro agrônomo e doutorando em Fitotecnia/UFU herickfernando@gmail.com Dentre as fruteiras de clima temperado, a macieira...

Café: Maturação dos frutos dita hora certa da colheita

Autores Daniel Soares Ferreira Doutorando em Fitotecnia – Universidade Federal de Viçosa (UFV) Dalyse Toledo Castanheira Doutora e professora na área de Cafeicultura...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!