20.6 C
Uberlândia
sexta-feira, março 29, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosHortifrútiO cultivo e o mercado da lichia

O cultivo e o mercado da lichia

O Brasil é um mercado potencial para essa fruta exótica, mas sua exploração depende de planejamento e organização comercial.  No início da safra, o quilo da fruta sai por até R$ 50,00 o quilo, para o consumidor final

 

 Crédito Pixabay
Crédito Pixabay

A produção de lichia no Brasil se dá predominantemente no Estado de São Paulo e Minas Gerais, por questões climáticas, e está se iniciando no Nordeste e Sul. É uma planta subtropical de grande porte, com altura de 10 a 15 m, semelhante à mangueira. Apresenta tendência de desenvolver ramos direcionados para o solo.

Segundo Eduardo Vianna Cotrim, engenheiro agrônomo e agricultor, o plantio de lichia é perene. “Para se ter ideia, na China existem pés com mais de 1.000 anos de idade. E com a idade, a produtividade da lichia aumenta. Apenas um pé de lichia chega a produzir 400 quilos em uma safra, tendo ele de 30 a 40 anos“, informa.

A produção se inicia entre o terceiro e quinto anos, para mudas propagadas vegetativamente, e após os dez anos para plantas obtidas por sementes. A inflorescência é em panícula, produzida em ramo do ano e composta por centenas de pequenas flores brancas.

A produção se inicia entre o terceiro e quinto anos - Crédito Paulo KatsuoTsuge
A produção se inicia entre o terceiro e quinto anos – Crédito Paulo KatsuoTsuge

Variedades

As variedades plantadas no Brasil são Bengal, Brewster (frutos e caroços grandes) e Americana (frutos e caroços pequenos).

üBengal: originada a partir de seleção da variedade indiana Purbi. A planta apresenta moderado vigor, frutificação irregular e maturação precoce. Os frutos são cordiformes (em forma de coração), com peso médio de 21 g, coloração vermelho-brilhante, polpa firme e de boa qualidade.

üBrewster: tem origem na província chinesa de Fujian, onde a variedade é chamada de ‘Chen Zi’. A planta é vigorosa, de crescimento ereto, apresenta frutificação irregular e maturação mais precoce que a ‘Bengal’. Os frutos são elípticos, com peso médio de 23 g, coloração vermelho brilhante, polpa macia, de qualidade aceitável. Cerca de 74% de sabor ácido, a menos que esteja bem madura. Semente de tamanho mediano a grande e com 30 a 50% de abortos. Frutos com aspecto bastante semelhante aos da ‘Bengal’, mas não se apresentam em cachos tão compactos.

üAmericana: variedade desenvolvida no Brasil, a partir de sementes selecionadas da variedade ‘No Mai Tszé’ trazidas dos EUA. Apresenta fruto cordiforme, com cerca de 18 g e coloração vermelho-intensa. Cerca de 30 a 50% de sementes são naturalmente abortadas. A produção é de excelente qualidade, entre regular e alternante, com rendimento moderado.

A floração ocorre entre os meses de junho e julho - Crédito Osvaldo Kiyoshi
A floração ocorre entre os meses de junho e julho – Crédito Osvaldo Kiyoshi

O plantio

As mudas de lichieria devem ser obtidas de viveiros fiscalizados. A propagação deve ser vegetativa (alporquia, enxertia, garfagem ou outro método), reduzindo o prazo para o início do ciclo produtivo das plantas. A propagação por sementes é utilizada principalmente no melhoramento genético e na produção de porta-enxertos.

No entanto, é dificultada pela longevidade das sementes que, mal armazenadas, perdem a viabilidade em 24 horas após a extração do fruto. Conservadas úmidas e em baixa temperatura (10ºC a 15ºC), as sementes podem manter a viabilidade por até oito semanas.

A lichia é bastante exigente com relação ao clima, segundo Eduardo Vianna. “Ela se desenvolve bem, mas não produz satisfatoriamente em regiões tropicais, adaptando-se melhor a regiões onde o clima é frio e seco antes do florescimento, e no resto do ano quente e úmido. A precipitação ideal encontra-se entre 1.250 e 1.700 mm anuais. A exigência em água é maior nas plantas novas e naquelas em produção“, aponta.

A floração ocorre entre os meses de junho e julho. Já a colheita acontece em um período muito curto, de meados de dezembro a início de janeiro. A produtividade normal da lichieira é de 30 a 45 kg/planta, e nas condições brasileiras e em cultivos tecnificados são observadas produtividades de 200 a 300 kg/planta por ano.

“Depois de plantada, no primeiro ano a lichia já produz um pouco. Mas a produção de fato acontece a partir do 3º ano, e o pico produtivo a partir do 6º ano.Um pé com seis anos de idade pode produzir de 10 a 20 quilos por planta, sem irrigação. Se houver irrigação esse número cresce ainda mais“, garante o especialista.

Um pé de lichia chega a produzir 400 quilos em uma safra - Crédito Osvaldo Kiyoshi
Um pé de lichia chega a produzir 400 quilos em uma safra – Crédito Osvaldo Kiyoshi

Irrigação

Quando iniciam os botões florais da lichieira, o produtor deve manter a irrigação constante, técnica que auxilia no aumento de produtividade da planta, somado à polinização via insetos, com abelhas, por exemplo.

Pragas e doenças

Doença é algo que a lichia praticamente não enfrenta. O problema real são as pragas, segundo Eduardo Vianna, destacando novamente o ácaro, a broca dos ponteiros e a broca do tronco. “A praga de maior importância para a cultura é o ácaro da lichia, que traz muitos prejuízos. Ela começa a atacar quando há fluxo de seiva na planta, que é quando a planta solta os pendões florais. O ataque acontece de tal forma que prejudica a polinização e o desenvolvimento do fruto, diminuindo a produtividade por planta. Uma planta que poderia produzir 80 quilos, por exemplo, pode cair para um quilo, dependendo do nível de infestação, alerta.

Essa é parte da matéria de capa da revista Campo & Negócios Hortifrúti, edição de novembro 2017. Adquira a sua para leitura completa.

ARTIGOS RELACIONADOS

Importância e utilização do Glyphosate no café

Giovani BeluttiVoltolini giovanibelutti77@hotmail.com Pedro Menicucci Netto pedromenicucci2010@hotmail.com Graduandos em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras " UFLA e membros do Grupo de estudos em Herbicidas, Plantas daninhas e...

Processamento – A nova forma de agregar às frutas e hortaliças

Além de oferecer maior comodidade aos consumidores, que adquirem um produto já lavado e cortado, a produção de vegetais e hortaliças minimamente processados agrega valor aos produtos, o que tem atraído a atenção de agricultores em todo o Brasil.

Pivôs podem proporcionar aos rizicultores novas fontes de rendas

Acontece no dia 16 de fevereiro a 32ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos, na Estação Terras ...

Cuidados do plantio à colheita garantem a melhor qualidade do café

Safra brasileira pode alcançar 49 milhões de sacas em 2017 A colheita do café já começou em vários estados brasileiros. O mês de maio é...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!