20.6 C
Uberlândia
quinta-feira, março 28, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosGrãosOs segredos para atingir o teto produtivo do milho

Os segredos para atingir o teto produtivo do milho

Técnicas alinhadas aos conhecimentos agronômicos e profissionalismo podem ser o diferencial entre as máximas e mínimas produtividades

 

Crédito Shutterstock
Crédito Shutterstock

A escolha do cultivar pode explicar até 50% da variação de produtividade da cultura. Entretanto, a escolha do híbrido é fator-chave de toda a produção, devendo estar alinhada aos conhecimentos agronômicos e aos fatores climáticos, sem os quais é difícil a obtenção dos resultados almejados.

De acordo com os pesquisadores Emerson Borghi e Israel Alexandre Pereira Filho, da Embrapa Milho e Sorgo, a semente é o principal insumo de uma lavoura e a escolha correta da semente deve merecer toda atenção do produtor que deseja ser bem-sucedido em seu empreendimento.

“O produtor sempre deve estar atento às características dos materiais mais adaptados às condições regionais, principalmente em relação ao potencial produtivo, estabilidade, resistência a doenças e adequação ao sistema de produção em uso e às condições edafoclimáticas. Estes são fatores-chave para que o material possa apresentar seu máximo potencial produtivo“, ressaltam.

 

A escolha do híbrido é fator-chave na produção - Crédito Shutterstock
A escolha do híbrido é fator-chave na produção – Crédito Shutterstock

Escolha do híbridode milho de acordo com a região

O milho é uma cultura cujo ciclo completo é extremamente variável, dependendo do genótipo e das condições ambientais ocorridas durante suas fases de desenvolvimento. O principal fator que influencia o ciclo é a temperatura, pois suas etapas fenológicas são determinadas pelo número de horas de calor diário, expresso em graus dias.

Os graus dias ou soma térmica são variáveis de região para região – daí a importância de o produtor conhecer a cultivar de milho a ser semeada em sua propriedade.

Melhoramento genético

A soma térmica varia de região para região, por isso o milho tem que ser adaptada para o local - Crédito Shutterstock
A soma térmica varia de região para região, por isso o milho tem que ser adaptada para o local – Crédito Shutterstock

Com a evidente regionalização do cultivo de milho no Brasil, os programas de melhoramento vêm desenvolvendo híbridos adaptados a cada ambiente e cada vez mais responsivos ao uso de tecnologias. Isso, aliado a uma maior geração e difusão de informações de manejo e à constante incorporação de novas tecnologias, vem aumentando significativamente a produtividade da cultura no País.

A regionalização exige atenção do produtor quanto à classificação dos híbridos colocados no mercado anualmente, como hiperprecoce, superprecoce (soma térmica menor que 825 graus dias), precoce, semiprecoce (soma térmica entre 830 a 900 graus dias) e normal (acima de 900 graus dias).

O acúmulo de graus-dia leva em consideração a temperatura máxima e mínima até o início do florescimento masculino. Este acúmulo determina o ciclo entre a semeadura e a colheita. Assim, a depender da época de cultivo, as cultivares podem ter ciclos diferentes em função da época escolhida para o semeio.

Em áreas geográficas extensas, a avaliação regionalizada de genótipos de milho nos períodos de safra e segunda safra permite conhecer melhor os ambientes onde cada genótipo se sobressai e comparar suas vantagens e limitações nas diferentes regiões.

 

Crédito Shutterstock
Crédito Shutterstock

Precocidade

A precocidade é uma característica que tem se tornando fundamental em qualquer híbrido de milho com alto desempenho, devido à necessidade de antecipação da janela de semeadura.

Nas regiões sul e sudeste, nos cultivos de verão, a precocidade tem sido importante para fugir dos veranicos de dezembro-janeiro e/ou viabilizar uma segunda safra, além de se precaver contra as geadas na safra de inverno.

Já no cultivo após a soja, a precocidade no milho é importante para que a cultura consiga aproveitar o final do período chuvoso principalmente nas fases mais críticas de absorção de água pela planta. Assim, a precocidade é essencial para garantir o potencial produtivo do híbrido e colocar esta cultura dentro de um cenário estratégico na produção de grãos no País.

 

Os híbridos estão cada vez mais responsivos ao uso de tecnologias - Crédito Shutterstock
Os híbridos estão cada vez mais responsivos ao uso de tecnologias – Crédito Shutterstock

Avanços

Os avanços tecnológicos envolvem, além do potencial genético, altas produtividades. Graças aos avanços genéticos, temos disponíveis cultivares mais responsivas, a incorporação de características como resistência a doenças, insetos, assim como às moléculas de herbicidas como glifosato e glufosinato, para o controle eficiente de plantas daninhas.

Os pesquisadores chamam a atenção para que o agricultor possa planejar a escolha da cultivar em função não só das expectativas climáticas. As possibilidades são muitas, e o produtor deve sempre analisar, por meio do monitoramento constante, quais são as limitações da área (por isso o histórico de plantas daninhas, pragas, doenças e fertilidade de solo são tão importantes) para que ele possa escolher, dentre tantas opções, aquela que melhor se adapta à sua realidade regional.

As empresas vêm desenvolvendo híbridos adaptados a cada ambiente - Crédito Shutterstock
As empresas vêm desenvolvendo híbridos adaptados a cada ambiente – Crédito Shutterstock

Custos

Emerson e Israel relatam que um dos critérios para escolha da cultivar é decorrente do preço da semente. “Em função da “tecnologia embarcada“ na semente, o custo deste insumo é significativo. O Circuito Tecnológico do Milho, realizado pela Aprosoja em parceria com a Embrapa, demonstrou que o custo médio do saco de semente na safrinha de 2016 ficou em R$ 324,72, sendo variável em razão do material semeado e da tecnologia transgênica disponível. Assim como nas demais regiões, a semente impacta consideravelmente no custo de produção, portanto, a escolha correta da cultivar deve merecer toda atenção do produtor que pretende ser bem-sucedido em seu empreendimento“, alertam os pesquisadores.

O custo de uma semente varia normalmente em função do seu potencial produtivo (HS > HT > HD >variedade), dos eventos transgênicos introgredidos e de região para região.

A precocidade é uma característica que tem se tornando fundamental - Crédito Shutterstock
A precocidade é uma característica que tem se tornando fundamental – Crédito Shutterstock

Alerta

Sementes advindas de empresas idôneas, licenciadas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) devem ser priorizadas pelo produtor, pois são obrigadas a fornecer alto poder de germinação e vigor. Caso isso não ocorra, basta o produtor procurar o consultor técnico de vendas que lhe atendeu para que a troca ocorra imediatamente.

Sementes de empresas não licenciadas, muitas vezes adquiridas a um preço muito abaixo do praticado no mercado da região, podem trazer sérios prejuízos ao produtor. Estas empresas, por trabalharem na clandestinidade, não garantem sementes com o mesmo potencial de germinação e vigor.

 

Crédito Shutterstock
Crédito Shutterstock

Muito cuidado

Além da escolha do híbrido mais adequado, os pesquisadores da Embrapa alertam que o produtor não deve abrir mão do refúgio, caso opte por semear algum material com tecnologia transgênica resistente a insetos-praga. É necessário plantar o refúgio para manter a população de pragas sensíveis à toxina Bt, preservando a eficiência desta tecnologia.

O refúgio, quando feito de maneira correta e seguindo as orientações técnicas, ajuda a preservar a tecnologia e, desta maneira, tende a reduzir a aplicação de inseticidas em milho Bt. Levantamentos realizados em 2015, 2016 e 2017 pela Aprosoja e Embrapa no Estado do Mato Grosso apontaram que os produtores aderiram ao uso do refúgio no Estado, porém, em sua maioria ele não é implantado da maneira recomendada.

Incertezas

O cenário econômico para o milho é sempre repleto de incertezas. Sendo assim, Israel e Emerson chamam a atenção que a principal orientação para o produtor que irá plantar milho (seja ele safra de verão ou safrinha) é planejamento e monitoramento.

Por isso, o produtor precisa ser assertivo nas suas escolhas para conseguir economizar o possível, buscando colher o máximo. Assim, além da escolha das cultivares, é sempre importante atentar para os seguintes detalhes:

ðTratamento de sementes: tecnologia importante para se conseguir o estande ideal de plantas, mas que muitas vezes é realizado na propriedade sem muita eficiência, em função de o produtor não dispor de equipamentos adequados para a operação, podendo refletir na produtividade em função do ataque de pragas como a cigarrinha (Dalbulus maidis), que neste ano causou prejuízos significativos em muitas regiões produtoras.

 

Escolha da área e época de semeadura

Em função da restrição hídrica caraterística do final do período de verão e início do outono, o potencial produtivo de milho na safrinha é menor que o cultivo de milho no verão. Para otimizar o uso de insumos (reduzindo os custos de produção) e buscar minimizar os efeitos de uma eventual restrição hídrica, o produtor deve, primeiramente,selecionar as glebas com melhor histórico de fertilidade e, consequentemente, de produtividade.

Quando o produtor faz a semeadura sem levar em consideração este fator, as áreas de menor potencial de produção diminuem consideravelmente a lucratividade, pois o resultado positivo obtido nas áreas de maior potencial acaba “pagando“ o prejuízo que pode advir das áreas com restrição.

Seguindo essa estratégia de seleção de áreas, mesmo semeando uma área menor, o produtor tem mais chance de sucesso na safrinha, além de otimizar o uso de insumos. Conciliando menores custos, sem perdas relevantes de produtividade, com o maior faturamento decorrente dos altos preços, o produtor poderá maximizar seus lucros.

 

Dicas importantes

Outro critério muito importante para o sucesso no milho (principalmente o safrinha), mas negligenciado pelos produtores, é o dimensionamento da área de plantio em função da capacidade operacional, ou seja, o tamanho da área em relação às máquinas e implementos disponíveis para todas as operações mecanizadas, de modo que a semeadura do milho ocorra dentro da janela de plantio recomendada pelo risco climático da região.

Em muitas regiões produtoras a janela para o plantio da safrinha é curta e, com o milho com boas perspectivas de preço no mercado futuro, o produtor resolve plantar a maior área possível. Porém, se o maquinário disponível para o plantio for insuficiente para atender a janela ideal de cultivo em função da área a ser semeada, o produtor adota a estratégia de aumentar a velocidade de trabalho, tanto das semeadoras quanto dos pulverizadores.

 

Distribuição de plantas

O sucesso da produtividade de milho não está somente na garantia do estande e do espaçamento entrelinhas, mas também na distribuição longitudinal de plantas. A presença de falhas ao longo da linha de semeadura indica a diminuição do estande, ao mesmo tempo em que a presença de plantas muito próximas também pode ocasionar redução na produtividade em função da competição que poderá existir pelos recursos disponíveis (água, luz e nutrientes).

A distribuição espacial de plantas é importante, pois possibilita estabelecer arranjos espaciais equidistantes entre as plantas na área que permitem maior aproveitamento dos recursos naturais, possibilitando a expressão do máximo potencial produtivo das plantas.

Esta distribuição não remete apenas ao número de plantas por unidade de área (hectare), mas sim à distribuição espacial tanto na linha quanto na entrelinha. Quanto mais equidistante, mais a planta pode aproveitar a luminosidade, além de reduzir a competição por água e nutrientes do solo.

 

Adubação

Como a adubação do milho é baseada na expectativa de produtividade, geralmente no milho safrinha o investimento é menor. A melhor estratégia é sempre realizar a adubação seguindo a análise de solo, a produtividade esperada (o produtor consegue com o histórico dos anos anteriores) e a premissa mais importante: adotar o critério de utilizar a fonte certa, na dose recomendada, na época de maior exigência da planta e no local adequado (solo ou foliar, a lanço ou no sulco, a depender do nutriente e da dose).

A adubação a lanço, para otimizar o rendimento operacional no plantio, pode não ser a melhor estratégia em algumas situações, principalmente quando se refere à adubação fosfatada e em anos onde a chance de restrição hídrica tende a ser mais severa.

A adubação a lanço normalmente resulta em crescimento radicular mais superficial, predispondo as culturas a sofrerem antecipadamente o estresse durante os veranicos.O pesquisador Álvaro Resende, também da Embrapa Milho e Sorgo, alerta que o fornecimento de nutrientes deve ser dimensionado a partir dos requerimentos de todas as culturas que compõem o sistema em rotação ou sucessão.

Assim, toda vez que o agricultor aduba o milho com quantidades abaixo das necessárias para repor o que é exportado na colheita, há um empobrecimento das reservas de nutrientes disponíveis no ambiente solo + palhada.

 

Manejo de plantas daninhas, pragas e doenças

Normalmente, os tratos culturais são semelhantes para o milho verão ou em safrinha. Com o advento das tecnologias RR, tornou-se comum o semeio do milho tolerante ao glifosato em sucessão à soja RR.

Este fato fez com que os produtores passassem a utilizar ainda mais o glifosato em suas lavouras, podendo ocasionar o aumento na pressão de seleção de espécies tolerantes e biótipos resistentes a este herbicida em suas lavouras. Além do aumento da pressão de seleção, o produtor passa a ter que se preocupar com o manejo das plantas voluntárias de soja e milho tolerantes ao glifosato em suas lavouras.

“Além da rotação de tecnologias na semente, o produtor deve atentar para a rotação de tecnologias e/ou de ingredientes ativos, pois a resistência de plantas daninhas a alguns herbicidas vem se tornando cada vez mais frequente. Para reduzir esses problemas, seria interessante, por exemplo, se o produtor semeou a soja RR no talhão, ele pode optar por um híbrido de milho que não apresente esta tecnologia“, explica Álvaro Resende.

Essa é parte da matéria de capa da revista Campo & Negócios Grãos, edição de setembro 2017. Adquira a sua para leitura completa.

ARTIGOS RELACIONADOS

Técnicas para indução da cor vermelha em frutos de maçã

Cristhian Leonardo Fenili Engenheiro agrônomo, mestrando em Produção Vegetal (UDESC) cristhianfenili@hotmail.com Para o aumento da cor vermelha dos frutos, fatores ambientais são essenciais, como luz e temperatura....

Tecnologia sem fio facilita a instalação e pesagem a bordo dos veículos

Módulo EX5000, lançamento da Exacta Balanças, é a solução ideal para condições severas de tempo, temperatura e vibração   O sonho de muitos pecuaristas é aumentar...

Brandt aposta na evolução dos fertilizantes

Antonio Coutinho Diretor técnico e de marketing da Brandt do Brasil   O crescimento populacional e a necessidade crescente de alimentos para o mundo tem sido o...

VII Simpósio de Cana do GAPE/ESALQ

VII Simpósio de Cana do GAPE/ESALQ discute o mercado e as novas tecnologias do setor sucroenergético no País   “O que esperar do mercado de açúcar...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!